quinta-feira, 27 de setembro de 2012

O julgamento do mensalão e seus desdobramentos – Urbano Patto


Confesso que fiquei surpreso, e até mesmo meio pasmo, com a nota que o PT e mais alguns partidos da base aliada do governo divulgaram em defesa do ex-presidente Lula, em contraposição à reportagem da revista Veja na qual é veiculado que o criminoso condenado, Marcos Valério, teria dito a familiares e amigos que o esquema do mensalão era maior do que o apurado no julgamento e que o ex-presidente Lula seria o chefe de tudo.

A tônica da nota está em tentar comparar o clima político de hoje com o clima político de tempos sombrios de outrora, como nas conspirações que levaram ao suicídio de Getúlio Vargas e ao golpe contra João Goulart. E o que é pior, atribuem isso à oposição, aos "conservadores" e a um complô da mídia. E mais , dão a entender que isso seria a preparação de um golpe em curso.

Chega a ser hilária a comparação, primeiro porque não há como dar golpe em ex-presidente (a não ser que eles achem que não ele é ex); segundo, o complô da mídia é de uma revista só e, terceiro, raramente se viu uma oposição tão francamente minoritária, vacilante e desarticulada.


Ademais, pelo que temos acompanhado no julgamento do mensalão, a mais perfeita ordem democrática está em andamento, com a aplicação prática do Estado de Direito, com a garantia do mais amplo direito de defesa, com a transmissão, ao vivo e a cores, da explicação minuciosa, as vezes até demais, de cada voto, condenando ou absolvendo de acordo com o posicionamento livre de cada ministro juiz.

Concomitantemente, o processo eleitoral nos municípios corre na maior normalidade, inclusive com a aplicação da lei da ficha limpa, com os candidatos de todas as correntes falando, e ouvindo, o que bem quiserem e a Justiça Eleitoral atenta e agindo sempre que necessário e na forma da lei.

A "conspiração golpista" que atribuem à oposição não passa do pedido para que o Ministério Público, após o encerramento do julgamento do mensalão, investigue as notícias apontadas pela reportagem da revista, que trazem supostas denúncias contra um ex-presidente da República, feitas por um criminoso condenado por corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, o senhor Marcos Valério, que não consta ser de oposição, muito pelo contrário. Ora, quem não deve, não teme.

Mas cá entre nós, parece apenas que o tal meliante condenado mandou um singelo recado e que a resposta está sendo um tanto quanto exagerada. Longe dele ser querer ser um peão de um golpe conservador contra Lula e o PT, sua pretensão deve ser bem mais modesta.

Urbano Patto é Arquiteto-Urbanista, Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional, Secretário do Partido Popular Socialista - PPS - de Taubaté e membro Conselho Fiscal do PPS do Estado de São Paulo. Comentários, sugestões e críticas para urbanopatto@hotmail.com

Nenhum comentário: