sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Pesquisa Ibope: Fortaleza e Salvador


Pesquisas mostram polarização entre PT e PSB em Fortaleza

Ibope aponta Roberto Claudio (PSB) em 1º; Datafolha, Elmano de Freitas (PT)

FORTALEZA - Duas pesquisas de intenção de voto divulgadas ontem mostram que o cenário eleitoral da disputa pela prefeitura de Fortaleza (CE) está indefinido. Na sondagem do Ibope, encomendada pela TV Verdes Mares, o candidato Roberto Claudio (PSB) aparece em primeiro, com 25%. Elmano de Freitas (PT) está em segundo, com 21% e Moroni Torgan (DEM) em terceiro, com 19%. A consulta feita pelo instituto Datafolha, no entanto, mostra um quadro diferente. Encomendada pelo jornal "O Povo", os números apontam Elmano Freitas, candidato pelo PT, com 24%; Roberto Claudio (PSB), 19%, e Moroni Torgan (DEM), 18%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos em ambas as pesquisas, o que caracteriza tecnicamente um empate triplo.

A consulta anterior do Ibope, divulgada em 13 de setembro, registrava um cenário diferente do encontrado nos últimos dias: Moroni Torgan (DEM), 23%; Elmano de Freitas (PT), 19%; e Roberto Claudio (PSB), 18%. Quando considerados os três principais candidatos, o Datafolha não encontrou diferenças em relação à última pesquisa divulgada.

Em um possível segundo turno, a atual consulta do Ibope aponta que, em um enfrentamento entre Roberto Claudio e Elmano de Freitas, o candidato do PSB teria 44% e o do PT, 39%. Se o segundo turno for entre Roberto Claudio e Moroni Torgan, o candidato do PSB tem 49% e o do DEM, 34%.

Para o Datafolha, o cenário do segundo turno aponta vitória de Roberto Claudio (PSB) com 46% contra 37% de Elmano de Freitas (PT). Contra Moroni Torgan (DEM), Roberto Claudio (PSB) tem 47% contra 32%. Elmano de Freitas (PT) tem 47% contra 35% de Moroni Torgan (DEM).

O Ibope aponta 5% de votos brancos e nulos, e 3% não sabem ou não responderam. A pesquisa foi realizada de 22 a 26 de setembro e está registrada no TRE-CE sob o número 00086/2012. Participaram 805 pessoas.

O Datafolha foi a campo em 25 e 26 de setembro. Brancos e nulos são 4%; não sabem, não responderam, 8%. Foram ouvidas 1.143 pessoas. O registro no TRE-CE tem o número 00079/2012

Pelegrino passa ACM Neto em Salvador

Pela primeira vez, candidato do PT supera o do DEM, que liderava pesquisa do Ibope desde o início da campanha

SALVADOR O candidato do PT, Nelson Pelegrino, passou a liderar a corrida pela sucessão municipal em Salvador, segundo a quarta rodada da pesquisa Ibope, divulgada ontem à noite pela TV Bahia, afiliada da Rede Globo. Pelegrino registrou 34% contra 31% de ACM Neto (DEM), que liderava a disputa desde o início da campanha. Em relação à rodada anterior, Pelegrino subiu 7 pontos: tinha 27%, enquanto Neto caiu 8 pontos, saiu de 39% para os atuais 31%.

Mário Kertész, do PMDB, permanece em terceiro lugar, com 7%. Em quarto, aparece Márcio Marinho (PRB), com 4%; em quinto, está Hamilton Assis (PSOL), com 2%; e em sexto, Tadeu da Luz (PRTB), com 1%. Brancos e nulos somam 15%, e indecisos 6%. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidos 805 eleitores entre os dias 24 e 26 de setembro. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) sob o número 00236/2012.

O Ibope continua apontando segundo turno na cidade. Entre os candidatos mencionados pelos eleitores como aqueles em quem não votariam de jeito nenhum, Luz tem 38%; ACM Neto aparece com 35 %; Pelegrino soma 30%; Mário Kertész, 28%; Hamilton Assis aparece com 25%, e Márcio Marinho tem 24% de rejeição. Entre os eleitores ouvidos, 4% não rejeitariam nenhum candidato e 7% não sabem.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: