terça-feira, 25 de setembro de 2012

PGR: Stepan não é ligado a crimes de Cachoeira


Procurador pede arquivamento de inquérito sobre deputado, que pediu empréstimo a bicheiro

Vinicius Sassine

BRASÍLIA O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu o arquivamento do inquérito aberto no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar as relações do deputado federal Stepan Nercessian (PPS-RJ) com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. O inquérito foi instaurado em 27 de abril, mesmo dia em que o STF abriu investigação também contra os deputados Carlos Alberto Leréia (PSDB-GO) e Sandes Júnior (PP-GO). No caso de Stepan, o procurador-geral entendeu que não há indícios de envolvimento dele com o esquema criminoso de Cachoeira.

Gurgel não se manifestou sobre Leréia e Sandes, também citados na investigação da Polícia Federal. Stepan ainda é investigado pela Corregedoria da Câmara, mas, animado, já mudou o discurso de que abandonaria a política e afirmou que não cortará amizade com o bicheiro.

Quando a amizade dos dois se tornou pública, com a divulgação de conversas telefônicas - Operação Monte Carlo - Stepan pediu licença do PPS, abriu mão dos cargos na legenda, cogitou a possibilidade de renunciar ao mandato, e disse que não voltaria a disputar uma eleição. Ele voltou atrás. Em entrevista ao GLOBO, afirmou que poderá se candidatar novamente. Avaliará, antes, os "estragos" provocados pela revelação da amizade de 20 anos com Cachoeira.

- Não vou abandoná-lo de jeito nenhum. Não vou excomungar de uma hora para outra a amizade - afirmou.

Bicheiro financiou apartamento

As investigações da Monte Carlo mostraram um repasse de R$ 179 mil de Cachoeira ao deputado. O dinheiro, segundo Stepan, correspondeu a um empréstimo para a compra de um apartamento, no valor de R$ 160 mil, e à compra de ingressos para desfiles na Sapucaí.

- As conversas com Cachoeira eram só "bobageira", brincadeira. Minha sensação agora é de reeleição, de retomada do meu mandato -, disse o deputado.

Stepan ainda não foi ouvido no procedimento instaurado na Corregedoria da Câmara. O relator do processo, deputado Vicente Cândido (PT-SP), pretende ouvi-lo na próxima semana. Segundo o petista, o parecer de Gurgel "é importante e precisa ser considerado". A Corregedoria pediu o arquivamento de processos contra os deputados Sandes Júnior e Rubens Otoni (PT-GO). No caso de Leréia, a recomendação foi pela cassação do mandato por quebra de decoro.

Na madrugada desta segunda, o filho de um delegado da Polícia Civil de Goiás investigado na Operação Monte Carlo foi assassinado em Aparecida de Goiânia (GO). Hylo Marques Júnior, de 21 anos, era filho de Hylo Marques, denunciado por liberar caça-níqueis a Cachoeira na região do DF. Dados preliminares descartam a relação entre o assassinato e as acusações contra o delegado.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: