sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PPS lamenta morte de Carlos Nelson Coutinho



O Diretório Nacional do PPS divulgou nota lamentando a morte do cientista político e filósofo Carlos Nelson Coutinho, ocorrida nesta quinta-feira (20) no Rio de Janeiro. O corpo está sendo velado na URFJ até às 21h e deve ser cremado amanhã.

Leia, abaixo, a nota do PPS.

"Morreu Carlos Nelson Coutinho (1943-2012)

Aos 69 anos, faleceu, na manhã desta quinta-feira (20), no Rio de Janeiro, o filósofo e cientista político baiano Carlos Nelson Coutinho. Seu corpo está sendo velado no Atrium do Fórum de Ciência e Cultura, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do qual era professor emérito. Além de ter lecionado na Escola de Serviço Social e dirigido a Editora da UFRJ, ele deixa um legado amplo na área da produção cultural e também na área política.

Militante do PCB, desde a juventude, Carlos Nelson escreveu mais de uma dezena de livros, alguns deles de grande repercussão entre políticos e intelectuais, de que é exemplo maior o ensaio A democracia como valor universal. Esta obra o notabilizou em todo o país, exatamente por ter como assumida fonte de inspiração o pensamento político amadurecido do antigo PCI, tendo incorporado vigorosamente à sua reflexão a presença de Antonio Gramsci, fonte que veio a conhecer quando, exilado nos anos 70, viveu em Bolonha e travou contato direto com as ideias, propostas e dirigentes do Partido Comunista Italiano.

Membro destacado de um grupo de intelectuais que, dentro do PCB, buscava a renovação do comunismo brasileiro a partir da questão democrática, vista — a democracia — como a alternativa mais produtiva aos caminhos e descaminhos da modernização “prussiana” do capitalismo brasileiro, Carlos Nelson, nos anos 80, após afastar-se do Partidão, juntamente com outros “eurocomunistas”, vivenciou experiência no PSB, no PT e, a partir de 2003, no PSOL.

Em nome do Diretório Nacional do PPS, e em meu próprio, fazemos este registro, apresentado condolências a sua família e lamentando profundamente a morte deste pensador comunista, que deixou uma marca indelével na atividade política brasileira.

Roberto Freire
Presidente Nacional do PPS

Nenhum comentário: