segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Presidenciáveis iniciam pré-campanha

Cristian Klein

SÃO PAULO - As eleições são municipais, mas os palanques montados em centenas de cidades país afora já começaram a servir às pretensões de dois potenciais concorrentes ao Palácio do Planalto em 2014. O senador mineiro Aécio Neves (PSDB) e o governador de Pernambuco, Eduardo Campos, presidente nacional do PSB, têm aproveitado a corrida municipal para apoiar seus candidatos a prefeito fazendo campanha pelas ruas ou gravando depoimentos para a propaganda no rádio e na TV.

Aécio já gravou cerca de 200 vídeos, numa estratégia de expor sua imagem ao eleitorado nacional. Campos apresenta interesse especial em São Paulo, onde seu partido tem candidato próprio em Campinas, São José do Rio Preto, Carapicuíba e São Vicente, cidades que reúnem mais de 1,5 milhão de eleitores.

É uma antecipação do jogo presidencial, no qual os dois tentam se cacifar para uma disputa que terá o PT da presidente Dilma Rousseff em busca da reeleição.

Aécio, provável aposta dos tucanos, tenta liderar as forças da oposição e tem missão e discursos mais definidos. Campos se equilibra camaleonicamente entre os dois partidos. Pode se candidatar como uma terceira via, mas também compor com o PSDB ou ser o vice do PT, ao qual está aliado no governo federal.

Sua política de alianças segue essa linha. De acordo com levantamento do Valor, o PSB está com o PT na mesma chapa a prefeito, quando ela é encabeçada por uma ou outra legenda, em 680 municípios. A situação ocorre com os tucanos em 508 cidades.

Curiosamente, as alianças do PSB com o PT, apontado como hegemonista, são mais equilibradas. Dos 680 municípios, os petistas encabeçam a chapa em 399 (58,6%), enquanto os tucanos lideram 339 (66,7%) das 508 cidades.

Em 202 coligações, os três partidos estão juntos, sendo o candidato a prefeito de um deles. Neste caso, o PSB é pivotal e encabeça 88 chapas (43%), enquanto o PT lidera 70 (34%) e o PSDB, 44 (21%).

FONTE: VALOR ECONÔMICO

Nenhum comentário: