quarta-feira, 12 de setembro de 2012

PT parte para ataque contra PSB em Recife

Partido deixa de lado críticas comedidas e contesta veracidade de ações do ex-aliado

Letícia Lins

RECIFE Até então com críticas comedidas ao adversário Geraldo Júlio de Mello, do PSB - partido do qual foi aliado por 12 anos - o senador Humberto Costa (PT-PE) mudou a estratégia e radicalizou o discurso, apelando para que "o eleitor não se deixe enganar". Ele afirma que não são verdadeiros os argumentos que apontam Geraldo Júlio como o responsável por obras de impacto em Pernambuco, nas áreas de Economia, Saúde e Segurança Pública. O socialista, em ascensão nas pesquisas de opinião, foi secretário de Planejamento e Gestão e de Desenvolvimento Econômico do governador Eduardo Campos (PSB), seu padrinho político. A propaganda eleitoral do PSB mostra o candidato como responsável pelas principais mudanças no estado.

A iniciativa do PT de partir para o ataque acirrou os ânimos. A coordenação de campanha de Geraldo Júlio anunciou que protocola hoje no TRE ação criminal contra Humberto Costa, a quem acusa de injúria e calúnia.

Governo do estado evita polemizar

Entre os feitos atribuídos ao candidato do PSB no programa eleitoral estão o de coordenador do Pacto pela Vida e da implantação de três hospitais regionais. O Pacto pela Vida é um programa de combate à violência, que reduziu o índice de homicídios em 45% em Recife. O PT lembra que o coordenador do projeto era o sociólogo Luiz Ratton, da Universidade Federal de Pernambuco. Na TV e no site, exibe cópias do Diário Oficial e de matérias de jornais em que o acadêmico aparece na função.

Sobre a construção dos hospitais, o PT diz que "o responsável foi o vice-governador João Lyra Neto", referindo-se ao ex-secretário de Saúde do estado. E mostra imagens em que Geraldo Júlio não aparece nas inaugurações.

O governo do estado evitou polemizar, mas apontou Geraldo Júlio "como condutor do modelo de gestão do estado" e "foi de fato coordenador de todos os programas de governo inseridos no chamado Mapa de Estratégia."

FONTE: O GLOBO

Nenhum comentário: