domingo, 2 de setembro de 2012

Serra tenta reagir

Juliana Braga

Em mais uma tentativa de diminuir a resistência entre os eleitores mais novos, o candidato do PSDB à prefeitura de São Paulo, José Serra, se encontra hoje com mais de 300 lideranças jovens na capital paulista. O encontro vai reunir, em uma casa de shows perto da Marginal de Pinheiros, desde militantes do movimento estudantil a skatistas e cantores de hip hop. O tucano vê essas lideranças jovens como multiplicadores de votos. Por isso, o espaço do encontro foi organizado em formato de arena, onde o candidato espera "bater um papo" com a plateia. A ideia é ouvir demandas, sugestões, críticas e comentários sobre o projeto de governo do PSDB para a prefeitura. Durante todo o evento, grafiteiros vão pintar um mural com os temas abordados na conversa.

O evento é mais uma tentativa do comando da campanha serrista para conter a queda do candidato nas pesquisas e arregimentar votos em redutos dos seus adversários, mais associados à imagem de juventude e novidade. Na última pesquisa do Datafolha, o candidato Celso Russomano (PRB) já aparece com alguma folga na frente do tucano, com 31% das intenções de voto. Serra caiu para 22% enquanto Fernando Haddad (PT) alcançou 14%.

Para retomar o papel de destaque na campanha paulistana, Serra também tenta ganhar espaço em bairros da periferia onde, historicamente, o PT costuma conquistar mais votos. Ontem, ele caminhou por Cidade Tiradentes, no extremo leste da cidade. Lá, foi abordado por um eleitor que lhe perguntou se ele planejava "correr da prefeitura" para disputar outros cargos. "Não é verdade que eu corri. Eu fui para o governo do estado. Você sabe o que ia acontecer? O PT, ou outro, ia ganhar o governo, e eu precisava do (governo do) estado para ajudar a cidade", respondeu Serra.

Para tranquilizar o eleitor, o candidato explicou que o governador, Geraldo Alckmin (PSDB), pode disputar outro mandato e que "o governo do estado não está mais aberto". "Não vou deixar a prefeitura. Você vai votar em mim assim?", perguntou. "Então tá bom. Tá amarrado o voto", respondeu o eleitor, que não se identificou.

Os candidatos do PT, Fernando Haddad, e do PRB, Celso Russomano, participaram ontem de carreatas na região de Itaquera, zona leste de São Paulo. Hoje, Haddad participa de outra carreata, no bairro da Saúde.

FONTE: CORREIO BRAZILIENSE

Nenhum comentário: