sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Em Manaus, Aécio diz que Dilma não manda nos votos dos eleitores

Senador foi à capital amazonense apoiar o candidato tucano à Prefeitura, Artur Neto

Paula Lítaiff

MANAUS — Dois dias após a presidente da República, Dilma Rousseff, fazer comício em Manaus para declarar apoio a sua candidata à prefeita da cidade, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB), o senador Aécio Neves (PSDB) visitou, na quarta-feira, a capital amazonense e disparou contra a presidente afirmando que ela “não manda nos votos dos eleitores”. Aécio, que está sendo cotado para disputar a Presidência da República em 2014, participou do comício do candidato à Prefeitura de Manaus Artur Neto (PSDB) em um encontro que reuniu, aproximadamente, 8 mil pessoas na zona centro-oeste da cidade.

— Essa história de que o eleitor tem que votar no candidato da presidente para poder ter o apoio do governo federal é balela. A presidente não manda nos votos de vocês, a presidente não manda nos votos dos eleitores das cidades do Brasil. Não é a presidente que vem aqui e ordena em quem vocês vão votar. Vocês são livres para escolher —, discursou Aécio para milhares de pessoas em um palanque em havia representantes de partidos da base aliada do governo federal, como o PR, PSB, PSDC e PV.

Antes disso, o senador tucano deu uma entrevista coletiva onde usou o mesmo discurso antipetista na campanha de Campinas (SP), cidade em que ele havia estado no mesmo dia. — A presidente está fazendo discurso de alinhamento dos governos estaduais e municipais em todas as capitais. Isso é um discurso de regime de exceção e quem lutou tanto pela democracia, não pode aceitar de forma tranquila o discurso da presidente —, observou.

Ao ser perguntado sobre uma possível candidatura às eleições presidenciais em dois anos, o parlamentar desconversou: — Sou mineiro. Não vou colocar o carro na frente dos bois —, disse, afirmando ser precoce a discussão em torno dos nomes e das candidaturas.

O senador tucano declarou ainda que considera as eleições de Manaus e São Paulo as principais para o PSDB e afirmou que se Artur for eleito na capital amazonense será uma vitória histórica para os tucanos. — Acredito que será uma das principais vitórias que nós teremos em nossa história, com um homem que tem o respeito de todo o Brasil —, declarou ao se referir a Artur, um dos principais oposicionistas do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 2003 a 2010 .

Já Artur adotou um discurso brando contra os adversários petistas e declarou um pacto de fraternidade com a presidente Dilma. — Não me importo com o que ela falou ou deixou de falar. Se eleito, não guardarei rancor e a receberei em Manaus com muito respeito. Quero governar a cidade em paz —, disse.

Na última vez que estiveram em Manaus, Dilma e Lula atacaram Artur. Em setembro, Lula disse que o tucano não gostava do cheiro de pobre e que ele era acostumado a agir de forma violenta, relembrando o caso em que o ex-senador ameaçou-lhe dar uma surra na tribuna do Senado. Na época, Artur disse que se exaltou porque a filha dele estava sendo ameaçada por militantes do PT.

Esta semana foi a vez de Dilma declarar que Vanessa teria muito mais condições de obter recursos junto ao governo federal para ajudar na administração da cidade e acusou Artur de não ter ajudado no desenvolvimento da Zona Franca de Manaus. — O adversário da Vanessa quer ser uma coisa que não é —, disse a presidente.

A última pesquisa do Ibope, divulgada no último dia 19, mostrou Artur com 61% dos votos contra 29% de Vanessa. A pesquisa foi realizada entre 17 e 19 de outubro. Foram entrevistadas 805 pessoas na cidade de Manaus. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), sob o número AM-00060/2012.

Segundo o Ibope, os jovens são os principais eleitores do tucano. Ele é o mais votado entre os eleitores com idade entre 25 a 29 anos (72%) e entre os homens (64%, contra 58% entre as mulheres). A intenção de voto no candidato do PSDB também aumenta quanto maior é a renda do eleitor: entre os que ganham mais de 2 salários mínimos, Artur obtém 66%, contra 51% entre aqueles cuja renda familiar é de até um salário mínimo mensal. O mesmo ocorre em relação à escolaridade: entre os eleitores com maior escolaridade, ensino médio e superior, a intenção de voto do candidato é de 65% em cada um dos segmentos, enquanto que entre os que cursaram até a 4ª série sua intenção de voto é de 39%.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: