sábado, 6 de outubro de 2012

Em Recife, suspense até a última hora


Pesquisa do Instituto Maurício de Nassau/JC, baseada nos votos válidos, deixa em aberto se a eleição para prefeito do Recife será decidida em primeiro ou segundo turno, apesar da boa vantagem do socialista. Resultado foi divulgado ontem.

2º turno entre Geraldo e Daniel em aberto

O mais novo levantamento do IPMN divulgado pelo JC mostra socialista com 48% dos votos válidos contra 27% do tucano

Depois de ter atingido 50% dos votos válidos há uma semana, o que poderia lhe garantir a vitória logo no primeiro turno,o candidato do PSB à Prefeitura do Recife, Geraldo Julio, caiu dois pontos, e agora está com 48% na nova rodada da pesquisa JC/Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau, realizada nos dias 3 de 4 deste mês. Votos válidos representam o percentual obtido pelo candidato, descontados os votos brancos, nulos e indecisos.

A se confirmar o patamar registrado no atual levantamento, a eleição deverá ir ao segundo turno, já que, para definir o pleito logo na primeira etapa, o candidato precisa obter 50% dos votos válidos mais um. O segundo colocado, Daniel Coelho (PSDB), subiu um ponto em relação à pesquisa anterior: agora tem 27%. Ele é seguido por Humberto Costa (PT), que se manteve em terceiro com os mesmos 19%. Na quarta colocação, Mendonça Filho (DEM) também subiu um ponto, atingindo 5% dos votos válidos.

Na pesquisa estimulada, quando é apresentada ao entrevistado a lista com os nomes de todos os candidatos a prefeito, os números seguem a mesma tendência da amostragem por votos válidos. Geraldo Julio caiu os mesmos dois pontos em relação à semana passada, indo de 42% para 40%. Daniel Coelho subiu um ponto, chegando a 23%, e Humberto Costa se manteve em 16%, enquanto Mendonça Filho subiu de 3% para 4%. Votariam em branco ou nulo 10% dos eleitores, e 6% não souberam ou não quiseram responder em quem votar.

O novo levantamento colheu mais uma vez as opiniões dos recifenses de forma espontânea, quando a consulta é feita sem a apresentação de lista com nomes. O candidato do PSB obteve 39% das citações, dois pontos abaixo do índice recebido no domingo passado. Já o concorrente tucano subiu dois pontos, indo para 23%, enquanto o candidato petista se manteve em 15% e o democrata também estacionou em 3%. Nesse quesito, 9% dos entrevistados admitiram votar em branco ou anular o voto, e 10% não opinaram.

Coordenadores da pesquisa, o cientista político Adriano Oliveira e o consultor Maurício Romão afirmam que o levantamento atual revela uma tendência de estabilidade dos índices de Geraldo e Daniel nos últimos 30 dias, o que provoca uma indefinição sobre o desfecho do pleito. Mas chamam a atenção para um dado importante registrado pela pesquisa: 78% dos eleitores desejam que a disputa termine logo no primeiro turno. E dentro desse montante, há 45% que votam em Geraldo. Cruzando os dados de intenção de voto com o índice dos que desejam que a eleição acabe no primeiro turno, encontra-se um universo de 16% de eleitores indefinidos. Esses eleitores podem representar o voto útil, aqueles que estão indefinidos e são levados de última hora a votar pela maioria. Isso pode definir a eleição em favor de Geraldo no primeiro turno, explica Oliveira.

Segundo turno

A pesquisa JC/IPMN realizou novamente simulações de um eventual segundo turno. No primeiro cenário, um embate travado entre Geraldo e Humberto, o socialista venceria a disputa com 51% contra 21% do petista. Outros 20% dos entrevistados afirmaram que, nesse caso, votariam em branco ou nulo, enquanto 8 não opinaram. No segundo cenário, o confronto aconteceria entre Geraldo e Daniel. Embora também saísse vencedor, dessa vez, o socialista teria um pouco menos de folga: receberia 45% dos votos, contra 28% do tucano. Nessa simulação, 19% dos eleitores votariam em branco ou nulo e 7% preferiram não opinar.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: