quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Grupo que comandou esquema será o último a ser julgado

Entre os 15 acusados de coordenar mensalão, está o ex-ministro José Dirceu

BRASÍLIA - O julgamento do mensalão já teve os primeiros condenados por formação de quadrilha, mas nenhum deles integra o grupo acusado de estar no comando do esquema criminoso. Ao todo, cinco réus ligados ao PP e ao PL (atual PR) foram considerados culpados pela maioria dos ministros do STF no que os advogados chamaram de "quadrilhinhas" do mensalão. Mas o "quadrilhão" - composto por 15 réus distribuídos pelo governo Lula, pelo PT, pelas agências de publicidade de Marcos Valério e pelo Banco Rural - será o último a ir a julgamento. Entre eles, está o ex-ministro José Dirceu.

Na denúncia, a quadrilha maior foi dividida em três núcleos pela Procuradoria Geral da República: o político, o operacional ou publicitário, e o financeiro. Eles deverão ser julgados a partir do fim deste mês.

Do primeiro núcleo, faziam parte Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do partido José Genoino. Para o MP, Dirceu era o chefe e, com o auxílio dos outros integrantes da cúpula do PT, estabeleceu um esquema com o objetivo de comprar apoio político no Congresso.

O núcleo operacional ou publicitário, segundo a procuradoria, era capitaneado por Marcos Valério, apontado como operador do mensalão. Já o núcleo financeiro era integrado pelos então dirigentes do Banco Rural: Kátia Rabello, José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório. Com exceção de Ayanna, a corte já condenou os outros três por lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta. O STF entendeu que os empréstimos do banco para o PT e as agências de Valério foram fictícios.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: