terça-feira, 2 de outubro de 2012

Lula vira protagonista no embate entre Virgílio e Vanessa em Manaus


Tucano e petista usam ex-presidente, com propósitos diferentes

Fernanda Krakovics

MANAUS - O ex-presidente Lula virou o personagem principal das eleições para a prefeitura de Manaus. Ele está sendo usado, inclusive, de forma negativa na campanha do líder da oposição a seu governo, o ex-senador Arthur Virgílio (PSDB). Vídeo produzido pela equipe do tucano, e divulgado na internet, tenta reverter a seu favor os ataques desferidos pelo petista em comício da candidata Vanessa Grazziotin (PCdoB), que é senadora.

- Ele veio aqui atacar um filho de Manaus - diz o locutor, enquanto são exibidas imagens de Lula em ato da principal adversária de Virgílio. - Esse é o Lula odiento e rancoroso que Vanessa não mostra em seu programa de televisão.

Ao dizer que Lula ataca "um filho de Manaus", a campanha do tucano explora o fato de a candidata do PCdoB ter nascido em Santa Catarina. Vanessa chegou a Manaus com 15 anos, estudou na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e foi diretora da Associação dos Professores do Amazonas.

- Eu podia ter estudado fora, mas fiquei em Manaus. E ele? - retruca a senadora, referindo-se ao fato de o adversário ter ido estudar no Rio.

A estratégia da campanha tucana é arriscada, já que Lula foi reeleito presidente, em 2006, com 87% dos votos em Manaus, no segundo turno. No estado do Amazonas o petista teve votação de 86% também no segundo turno.

Na propaganda de Vanessa na televisão só houve espaço para o Lula paz e amor. Foi aproveitada a parte do comício em que ele pediu votos para a candidata e elogiou a cidade.

Segundo pesquisa Ibope divulgada no dia 20, Vanessa cresceu dez pontos e empatou com Virgílio, ambos com 29% das intenções de voto.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: