segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Mensagens das urnas - Tereza Cruvinel


Os eleitores votam para prefeito e vereador pautados pelas questões locais, mas o resultado de uma elei­ção municipal é portador de mensagens sobre o plano nacional. E afeta, naturalmente, o jogo políti­co maior, especialmente a eleição presidencial seguinte. O número de votos e o número de prefeituras e vereadores obtidos por cada partido, bem como a importância econô­mica das cidades conquistadas, são fatores que ajudam a estabelecer uma nova correlação de forças. influenciam a eleição seguinte, seja na formação de alianças, seja nas possibilidades de uso da máquina e até na obtenção de financiamento. Os ministros do Supremo podem ficar es­candalizados, mas é assim que a coisa funciona. Quem ocupa as melhores posições no Poder Executivo, em todos os níveis, tem mais facilidade para obter dinheiro. É claro que fazem isso evitando montar esquemas ilícitos como o valerioduto mineiro de 1998 ou o do PT, de 2003-2004.

A apuração dos votos do primeiro turno de ontem, em relação às capitais, trouxe ganhos para os atores mais im­portantes — Lula, Eduardo Campos e Aécio Neves, princi­palmente —, mas não estabeleceu nenhuma nova hegemonia. Nem o PT saiu fragorosamente derrotado, como alardeado, por causa do julgamento do mensalão pelo Su­premo, nem a oposição avançou como esperava, ganhan­do a musculatura desejável para conquistar a Presidência em 2014. Como há muito poder em jogo no segundo turno, em 17 capitais, isso pode mudar. Mas, da parte do eleitor, o voto pulverizado em todos os partidos, de forma quase equilibrada, pode ter tido a seguinte mensagem: a briga de político é uma coisa, conveniências do eleitor são outra.

Diversas são as leituras propiciadas por uma eleição mu­nicipal, mas, na ho­ra do frigir dos ovos, duas são as coisas que mais contam. Primeiro, quem leva as grandes máqui­nas, como a prefei­tura de São Paulo, cujo orçamento é maior do que o de muitos estados. Nes­se aspecto, até ago­ra, o eleitor dividiu de forma quase equilibrada o poder. A segunda questão relevante é o numero de prefeituras, e nisso, mais uma vez, a hegemonia continua sendo do PMDB. A meta de manter-se com mais de mil foi alcança­da. E, com isso, o valor do apoio do partido ao governo Dilma cresce. Além das presidências das duas Casas do Con­gresso, o partido vai querer mais ministérios na reforma de janeiro/fevereiro, além de manter Michel Temer como vice de Dilma na chapa de 2014. Prefeitos ajudam a eleger pre­sidentes e, principalmente, senadores e deputados fede­rais que garantem a sustentação dos governos federais.

Assoprar feridas

O segundo turno em São Paulo confirmou a volatilidade do voto que as pesquisas vinham captando. Na última ho­ra, elas não conseguiram acompanhar o zigue-zague do eleitorado, apontando empate triplo entre José Serra, Cel­so Russomanno e Fernando Haddad. Deu-se com Russo- manno a lenda do cavalo paraguaio: na reta final, sucum­biu aos ataques dos dois adversários, mas foi vítima tam­bém de sua própria inconsistência como candidato. Na hora H, o eleitor refluiu para situações que já conhece. Ser­ra já foi prefeito e governador. Haddad é novo na área, mas o Pt é conhecido, também já governou a cidade. Mas, con­siderando sua trajetória e a inexpressão de seu partido, o PRB, Russomanno sai vitorioso com seus 21,6% dos votos. Agora, é um player.

Ontem mesmo, tucanos e petistas já colocavam a mão na massa para refazer as alianças para o segundo turno e o apoio de Russomanno sem dúvida é um troféu cobiçado. A tendência do PRB é apoiar Haddad, disse ontem seu presi­dente regional. O partido tem no governo Dilma o ministro Marcelo Crivella. Russomanno, pessoalmente, não anun­ciou decisão nenhuma. Apanhou muito dos dois lados. Te­ria que esquecer as mágoas para apoiar um ou outro. Já seu vice, Campos Machado, do PTB, deve apoiar Serra. É muito ligado ao governador Alckmin.

Em todas as 17 capitais onde haverá segundo turno, a noite foi de costura de novas alianças. Hora de assoprar as feridas do embate no primeiro turno. E, para a presidente Dilma, o dia começa com definições importantes sobre sua atuação na campanha. Para reeleger-se, ela vai preci­sar dos aliados, e não só do PT. Agora, vai ter que suar a maquiagem em alguns comícios.

Dois caminhos

O governador Eduardos Campos sai da eleições creden­ciado a disputa a Presidência, mas nem ele tem essa equa­ção resolvida em sua cabeça. Ontem, ouviu gritos de "Eduardo, presidente", e hoje mesmo vai desembarcar co­mo vitorioso em Brasília. A decisão, entretanto, será toma­da mais adiante, levando em conta duas hipóteses. Para romper com o bloco liderado pelo PT, que reúne todo o campo da esquerda, ele terá que se posicionar à direita no campo ideológico. Não tem como ficar à esquerda de Lula/Dilma, onde habita o PSol e onde escasseiam os votos. Por isso, ele não descarta a hipótese de permanecer no bloco e apoiar Dilma, mas impondo maior valor a suas ações. No mínimo, figurando como vice.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: