segunda-feira, 29 de outubro de 2012

No Rio, mesmo hegemônico, PMDB perde força


Partido é derrotado por PSB e PR em cidades importantes do estado

Cássio Bruno

Apesar de o PMDB ter mantido a hegemonia no estado do Rio nestas eleições municipais, com 23 prefeitos eleitos, o segundo turno revelou que o partido do governador Sérgio Cabral terá pedras no caminho até 2014. Os peemedebistas foram derrotados pelo senador Lindbergh Farias, do PT, e pelo deputado federal Anthony Garotinho, do PR, em cidades importantes como Duque de Caxias, Petrópolis e São Gonçalo. O PMDB quer lançar o vice-governador Luiz Fernando Pezão à sucessão de Cabral. Lindbergh e Garotinho também são pré-candidatos.

Dos sete municípios em disputa ontem, Cabral e o PMDB conseguiram eleger apenas Nelson Bornier, em Nova Iguaçu, e Antônio Francisco Neto, em Volta Redonda. Os peemedebistas emplacaram ainda Rodrigo Neves (PT), em Niterói, e Dennis Dauttman, em Belford Roxo. Neves e Dauttman, no entanto, também contaram com o apoio do senador.

Lindbergh saiu vitorioso em Duque de Caxias, com Alexandre Cardoso, e em Petrópolis, com Rubens Bomtempo, ambos do PSB, onde travou uma batalha direta com Cabral, seu ex-aliado. Nas últimas semanas, o senador se dedicou às duas campanhas com o objetivo de se aproximar do governador de Pernambuco e presidente nacional do PSB, Eduardo Campos. Lindbergh quer ter o PSB como principal aliado na corrida eleitoral de 2014.

- Antigamente, havia um PMDB hegemônico. Nesta eleição, não há mais. Outros partidos cresceram. De 35 prefeituras, o PMDB fica agora com 23. Eles perderam em cidades importantes. O Garotinho avançou. Com isso, há um equilíbrio de forças. Saio deste processo animado - avaliou Lindbergh, que acompanhou ontem a apuração ao lado de Alexandre Cardoso.

No sábado, Cabral declarou ao GLOBO que seria importante Lindbergh apoiar Pezão à sucessão estadual porque colaborou com a eleição do petista para o Senado, em 2010. Ontem, Pezão minimizou as derrotas em Caxias e Petrópolis. Segundo o vice-governador, a única surpresa para o PMDB ocorreu em São Gonçalo, o segundo maior colégio eleitoral do estado. No município, o PMDB perdeu duas vezes. No primeiro turno, com Graça Mattos e, agora, com Adolfo Konder, do PDT. O vencedor foi Neilton Mulim, do PR de Garotinho.

- O resultado foi normal. Perdemos apenas em São Gonçalo. O PSB, que venceu em Caxias e Petrópolis, é da nossa base aliada. O Alexandre foi nosso secretário (de Ciência e Tecnologia) e indicou o seu sucessor. A secretaria continua com o PSB. Ainda é cedo para falar sobre 2014, mas faremos um esforço para manter a nossa mesma aliança - declarou Pezão.

Garotinho reconheceu que saiu fortalecido, mas evitou falar sobre 2014:

- Em 1998, o (candidato) Luiz Paulo (PSDB) tinha o apoio de 80 prefeitos e quem foi para o segundo turno fui eu e o Cesar Maia (DEM). Esta eleição não tem relação com 2014.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: