sábado, 27 de outubro de 2012

Oposição culpa 'aparelhamento' feito pelo PT

Rosa Costa

BRASÍLIA - O apagão que deixou sem luz milhares de moradores das Regiões Norte e Nordeste, na madrugada de ontem, provocou uma onda de protestos de representantes dos principais partidos de oposição ao governo Dilma Rousseff.

O presidente do Democratas (DEM), senador José Agripino (RN), afirmou que o aparelhamento de cargos públicos pelo PT é uma das causas dos problemas no sistema elétrico brasileiro. "A origem do novo apagão de Dilma está no abandono da meritocracia pelo governo do PT, nas estatais e na ocupação desenfreada e inconsequente de cargos estratégicos por critérios exclusivamente partidários", acusou, em nota.

Na avaliação do DEM, a desorganização das empresas de energia nos governos petistas "fragiliza" a manutenção e a operação do sistema. "Some-se a isso a falta de investimento."

Na nota, o senador lembra que os apagões ocorreram em várias regiões do Brasil, onde as estatais operam no limite do sistema. "O alívio de carga não funciona. É o retrato do desprezo pela qualidade técnica", reiterou.

"Esses apagões não acontecem por causas naturais ou simples falhas, como procura sistematicamente justificar o governo do PT. Há o uso das empresas estatais de forma irresponsável pelo governo", disse.

Agripino também apontou problemas no marco regulatório do sistema elétrico como elementos que justificam os problemas verificados nos últimos meses. "Esse marco foi proposto e pessoalmente defendido pela então ministra das Minas e Energia, Dilma Rousseff, hoje presidente da República."

Explicação. Para o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Bruno Araújo (PE), a sequência de quedas de energia não pode ser considerada uma simples coincidência. "Falta gerenciamento e investimento em uma área estratégica para o Brasil. O governo deve uma explicação convincente e urgente", afirmou o tucano.

Araújo destacou ainda que a relação da presidente Dilma com o setor elétrico. "A presidente Dilma foi ministra de Minas e Energia e antes disso foi secretária da mesma pasta no Rio Grande do Sul. Ela está diretamente ligada à área e, mesmo assim, não consegue combater os sucessivos apagões", lamentou.

O deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) anunciou que vai pedir a realização de uma audiência pública na Câmara para debater a sequência de apagões.

"Quando incidentes como esse acontecem com frequência, fica evidente a fragilidade do sistema", disse o deputado, que é membro da Comissão de Minas e Energia da Câmara. Ele lembra que, em pouco mais de um mês, o Nordeste foi atingido por dois apagões de grande proporção.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: