terça-feira, 16 de outubro de 2012

PT vê em Lula maior trunfo em Fortaleza


Candidato petista está isolado na disputa contra adversário do PSB

BRASÍLIA - Isolado na disputa pelo segundo turno na eleição para a prefeitura de Fortaleza, o PT busca no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva um apoio de peso para o candidato Elmano de Freitas, na tentativa de neutralizar a força que se uniu em torno de Roberto Cláudio, do PSB. Na semana passada, o PDT e o PPS declararam apoio a Roberto Cláudio e ontem foi a vez de o PCdoB anunciar adesão ao socialista, frustrando os planos do PT de ter o parceiro histórico ao lado - embora o candidato do PCdoB, Inácio Arruda, tenha ficado apenas em sétimo lugar na disputa, com menos de 2% dos votos válidos.

Lula disse à prefeita Luizianne Lins (PT) e a Elmano de Freitas, na semana passada, na reunião do diretório do PT, que irá a Fortaleza para fazer campanha para o petista. Mas ainda não marcou data. O próprio governador Cid Gomes (PSB), no dia da eleição, deixou claro que não podia impedir Lula de comparecer, mas torcia para que ele não subisse no palanque de Elmano. No primeiro turno, Lula gravou depoimento pedindo votos para Elmano.

Cid e Roberto Cláudio atribuem ao ex-presidente o bom desempenho que Elmano teve nas urnas no primeiro turno, quando terminou em primeiro lugar. Mas a prefeita Luizianne Lins, embora reconheça o peso de Lula, avalia que o governo dela foi bom, e isso fez diferença na hora de o eleitor votar - pesquisas indicam o contrário, desaprovação de sua gestão. O candidato do PSB tem o apoio do governador e do irmão dele, o ex-deputado Ciro Gomes.

Apesar da declaração de apoio do PDT a Roberto Cláudio, o candidato pedetista no primeiro turno, deputado estadual Heitor Férrer, não acompanhará o partido e já anunciou que não pedirá votos para qualquer candidato. Férrer ficou em terceiro lugar no primeiro turno, contrariando as pesquisas que apontavam Moroni Torgan (DEM) à frente. Na Assembleia Legislativa, Férrer faz oposição ao governador e ontem afirmou que não poderia sugerir ao seu eleitor um voto no candidato dos irmãos Gomes.

- Não tenho nada contra qualquer candidato. Não tenho posição contra ninguém. Tenho posição a favor de mim e dos que me fizeram candidato, e tenho o direito de estabelecer que no segundo turno eu jamais poderia trair os eleitores e me posicionar a favor de um ou de outro - afirmou. - Nem voto no candidato da prefeita, nem no candidato do governador. Votar no candidato da prefeita seria incoerência com aquilo que a gente vinha cobrando, que é eficiência administrativa. Votar no candidato do governador seria negar minha história.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: