quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Vitória republicana – Editorial / Folha de S. Paulo


Condenação de José Dirceu pelo Supremo não atinge só o governo Lula, pois ainda resta muito a combater em matéria de corrupção no país

Voto a voto, num debate racional, minucioso e transparente, construiu-se no Supremo Tribunal Federal (STF) a maioria que condenou os principais personagens do escândalo do mensalão.

Qualquer que fosse a conclusão, haveria a saudar o coroamento de um processo que se prolongava por anos, acumulando um pastoso aluvião de desconfianças, injustiças, paixões e mentiras.

Fez-se o exame detido das provas e testemunhos; foram avaliados de modo livre, conforme a consciência de cada magistrado. Os réus contaram com todas as garantias que lhes assegura a Constituição. A lentidão do processo não pode ser atribuída só ao Judiciário, pois contou com a utilização, ainda à undécima hora, de manobras protelatórias por parte da defesa.

Por ampla maioria, o STF decidiu condenar o ex-chefe da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu, pelo crime de corrupção ativa. A conclusão não se afasta daquilo que, a não ser por falta de tirocínio ou por excesso de comprometimento político, qualquer observador atento do escândalo pode enxergar com facilidade.

O então tesoureiro do PT, Delúbio Soares, e o empresário Marcos Valério não poderiam, por si sós, mesmo com sua coorte de coadjuvantes, urdir o esquema que comprou com milhões de reais o apoio de parlamentares do PP, do PL, do PTB e do PMDB para aprovar propostas do governo Lula.

Remessas regulares de dinheiro, coincidindo com os períodos de votação no Congresso, tiveram origem comprovada em recursos públicos. Foi preciso articular a participação de um dirigente do Banco do Brasil, de diretores de dois bancos privados e das presidências de quatro partidos (fora o PT) para que o esquema funcionasse.

Caíram por terra, no julgamento, as muitas e fantasiosas versões apresentadas para negar os fatos.

Desde 2005, quando o presidente do PTB, Roberto Jefferson, denunciou nesta Folha a existência do mensalão, tudo se fez no sentido de confundir a opinião pública. Veio a tese do caixa dois, como se o pagamento a fornecedores de campanha tornasse aceitável -ainda que claramente ilegal- a corrupção pura e simples.

Uma patrulha -ideológica, arrogante, maniqueísta- passou a apontar, após breve perplexidade e um canhestro pedido de desculpas de Lula, conspirações contra chefes políticos que nada esperam da imprensa, da sociedade e da Justiça senão silêncio e obediência.

Venceu-se uma batalha contra a corrupção e a mentira, que, não apenas no PT, degradam o sistema democrático, aprofundam as desigualdades e destroem as bases racionais da administração pública.

Há ainda muito a fazer, por certo. Mas o julgamento do mensalão traz, sobretudo, a esperança de que tal luta não será em vão.

Nenhum comentário: