terça-feira, 13 de novembro de 2012

Para a oposição, pena de Dirceu é marco no fim da impunidade

Parlamentares consideram decisão pedagógica para o combate à corrupção

Fernanda Krakovics

UM JULGAMENTO PARA A HISTÓRIA

BRASÍLIA - Integrantes da oposição afirmaram ontem que a condenação do ex-ministro José Dirceu a mais de dez anos de prisão, pelo Supremo Tribunal Federal (STF), no processo do mensalão, seria um marco do fim da impunidade no Brasil. Alguns esperavam que a pena fosse maior mas, mesmo assim, elogiaram o trabalho do Supremo, como Roberto Freire, presidente do PPS, que lamentou, no entanto, o que chamou de "triste fim" de Dirceu.

Um dos que consideraram a condenação branda foi o líder do PSDB, senador Álvaro Dias (PR). Ele comparou a situação de Dirceu com a do operador do esquema, o publicitário Marcos Valério, que foi condenado a mais de 40 anos de prisão:

- Eu achei pouco, mas o que importa é o simbolismo da pena, que implica prisão. Se ele não fosse condenado à prisão, a população continuaria com o conceito de que os poderosos não são punidos, então acho que foi pedagógico.

O senador tucano disse ainda que, agora, o próximo passo seria acabar com a engrenagem que teria permitido que o mensalão ocorresse. Uma das práticas citadas por ele foi o suposto aparelhamento do Estado com o loteamento de cargos públicos:

- Cabe agora à classe política destruir o modelo que gerou o mensalão, como o aparelhamento do Estado, a barganha permanente e o loteamento de cargos.

Para o presidente do PPS, deputado Roberto Freire (SP), não cabe à classe política fazer juízo de valor sobre a pena, já que os critérios para fixá-la são técnicos. Freire elogiou o STF, mas disse não ficar feliz com a prisão de ninguém:

- Não fico satisfeito com ninguém ir para a cadeia, nem com ladrão de galinha, nem com quem roubou dinheiro público. Mas fico feliz com a democracia se afirmando no Brasil, com o fim da impunidade, mais transparência e menos corrupção.

Apesar de ser um dos críticos mais contundentes do governo, o presidente do PPS lamentou o destino de Dirceu, ressaltando seu passado de luta contra a ditadura militar:

- Triste fim... Ele teve uma prisão digna na luta contra a ditadura e agora terá que enfrentar uma prisão por crime comum.

Já o presidente do DEM, senador José Agripino (RN), acredita que o julgamento do mensalão terá efeito pedagógico:

- O capítulo da impunidade se encerra. O Supremo dá um exemplo às demais instâncias do Judiciário de que a Justiça não pode conviver com a impunidade.

O senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) afirmou que a condenação foi um símbolo na luta contra a corrupção:

- É bom termos exemplos, é um símbolo para a política brasileira de que a corrupção não pode ser tolerada.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: