quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Petistas fazem almoço de desagravo a Dirceu

Ex-ministro se reúne com líderes da UNE e de outros movimentos, que teriam prometido fazer atos em sua defesa

Maria Lima

BRASÍLIA - Às vésperas da posse do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal (STF), que ocorrerá hoje, o ex-ministro José Dirceu, principal réu do mensalão, chegou anteontem à capital federal para arregimentar apoios. Segundo interlocutores, Dirceu resolveu partir para o ataque. Em almoço que reuniu 15 deputados petistas na casa do líder do PT na Câmara, Jilmar Tatto (SP), Dirceu pediu a mobilização dentro e fora do PT, nos segmentos organizados, principalmente movimentos jovens, estudantis e formadores de opinião, para esclarecer "pontos nebulosos" do processo de julgamento da ação penal número 470.

Entre os presentes no almoço organizado com lista de adesão pelo deputado Ricardo Berzoini (PT-SP), estava o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). Na noite anterior, Dirceu se reuniu com o presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) Daniel Iliescu, com o presidente da União da Juventude Socialista (UJS) André Tokarski, e com Jefferson Lins, presidente da Juventude do PT, que teriam prometido organizar atos em defesa de Dirceu a partir de dezembro.

- É preciso relembrar fatos que não apareceram no julgamento, como funcionava o Congresso naquela época, as dificuldades nas votações, reuniões até tarde da noite em busca de acordo, para deixar claro que não houve compra de votos - pediu Dirceu, ontem.

Os organizadores do almoço contrataram o bufê de um badalado restaurante da capital. Mas o cardápio da pesada cozinha mineira não apeteceu muito o ex-chefe da Casa Civil. Seu filho, deputado Zeca Dirceu (PT-PR), disse que ele comeu pouco e rejeitou os doces, porque está preocupado em cuidar da saúde para enfrentar o que vem pela frente.

- Os inimigos do meu pai querem tirá-lo da política. Mas a saúde dele vai ajudar que ele atravesse isso. Minha avó tem 92 anos e está lúcida. Ele só tem 66, tem muito tempo pela frente. O tempo é o senhor da verdade. A História já foi recontada várias vezes e mais uma vez será recontada por meu pai - disse Zeca Dirceu.

Sobre o silêncio do ex-presidente Lula sobre a condenação, Zeca minimizou:

- Toda solidariedade e apoio nesse momento é importante. Lula está fazendo a parte dele, não precisa aparecer agora.

Chinaglia, como outros presentes, mostraram-se constrangidos com a presença de jornalistas na saída do almoço. Correndo em direção ao carro, ele disse que não tinha ido ao almoço de Dirceu, mas à casa de Jilmar Tatto:

- Tenho que voltar correndo para a Câmara. Converse com outros deputados. Eu não acompanhei todo o evento.

Outros deputados deram declarações parecidas:

- Eu não vim para almoço de Zé Dirceu. Vim matar a fome. Mas o PT apoia todos os seus militantes - disse o deputado Luiz Alberto (PT-BA).

A mais incomodada era a deputada Benedita da Silva (PT-SP), que saiu correndo para o carro quando abordada pelo GLOBO:

- Vocês acham que Zé Dirceu está abandonado, meu Deus do céu! Não está, não!

Questionada se estava envergonhada de participar do ato de apoio, afirmou:

- Vergonha do Zé Dirceu? Que isso? Jamais!

E completou:

- Preocupado com a pena? De jeito nenhum, Dirceu é cabeça feita.

Muitos, inclusive Dirceu, Tatto e Berzoini, saíram pela garagem. Dirceu continua os contatos políticos em Brasília até amanhã. Ele também tem compromissos sociais e familiares.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: