quarta-feira, 7 de novembro de 2012

PPS e líderes tucanos pedem investigação de Lula

Representação na Procuradoria liga petista ao mensalão

Jailton de Carvalho

BRASÍLIA - O PPS e líderes do PSDB pediram ontem que o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, abra investigação para apurar se o ex-presidente Lula foi o chefe do mensalão, conforme declarações que estão sendo atribuídas a Marcos Valério, operador do esquema já condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os dois partidos querem também que Gurgel investigue se o dinheiro do mensalão foi usado para abafar denúncias contra Lula e o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, durante a apuração do assassinato do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel.

- As últimas revelações de Marcos Valério trazem à tona a tese do crime político na morte de Celso Daniel, e cabe ao procurador-geral definir tecnicamente qual modelo de investigação adotar - disse o líder do PSDB no Senado, Alvaro Dias.

Na representação contra o ex-presidente, Dias e o deputado Roberto Freire (PPS-PE) apontam Lula como chefe do mensalão com base na teoria do domínio do fato, conceito jurídico usado por ministros do STF na condenação do ex-ministro José Dirceu. Para ele, Lula pode até não ter se envolvido diretamente na compra de votos de deputados, como consta na denúncia do mensalão, mas estaria por trás das negociações.

"Nesta perspectiva, indaga-se: a teoria do domínio do fato, que foi utilizada para a condenação do senhor José Dirceu, não poderia ser aplicada - e com muita razão - ao chefe do próprio José Dirceu?", pergunta o texto, assinado também pelo senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e pelos deputados Mendes Thame (PSDB-SP) e Rubens Bueno (PPS-PR).

Dias e Freire citam trechos do memorial apresentado ao STF por Marcelo Leonardo, advogado de Valério, dizendo que é injusta a condenação diante do "tratamento brando" dado aos "verdadeiros chefes políticos e interessados no esquema".

- A denúncia (contra Lula) é muito grave e quem a faz foi condenado por ser o principal operador do escândalo do mensalão. Portanto, não pode ser relegado a coisa de menor valor. Cabe ao Ministério Público investigar. Quem deveria estar pedindo investigação era Lula e não nós - disse Freire.

Fonte:  O Globo

Nenhum comentário: