quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Sindicalistas de Suape barrados em Brasília

Justiça proíbe piquetes em Suape

A Petrobras conseguiu impedir na Justiça a realização de piquetes nas vias de acesso do entorno da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo de Suape. Através de uma liminar obtida na 1ª Vara do Trabalho de Ipojuca (processo de nº 000.1492-29.2012.5.06.0191), o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Pesada de Pernambuco (Sintepav-PE) não poderá interromper a passagem dos ônibus que transportam operários para convocá-los a participar de novas assembleias, conforme ocorreu na última segunda-feira.Diante da proibição judicial, cuja natureza foi manter "o livre acesso" ao empreendimento, os sindicalistas vêem ameaçada a mobilização que está marcada para acontecer amanhã. O Sintepav-PE ingressou ontem com uma contestação. O argumento é de que a Petrobras deixou de informar à Justiça que há outras portarias que dão acesso à Rnest, justificando assim que os piquetes na frente da P2, entrada principal, não impediam totalmente a entrada ao canteiro da refinaria.

Para completar a lista de revezes judiciais, a ação de cumprimento impetrada pela entidade que representa os operários - pedindo a adoção da equiparação salarial entre trabalhadores de mesma função, mas empresas diferentes, bandeira da atual greve de 23 dias - teve a primeira audiência marcada somente para o dia 05 de fevereiro de 2013.

O processo (de número 000.1494-96.2012.5.06.0191) também corre na Vara do Trabalho de Ipojuca. Isso depois de o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 6ª Região ter declarado falta de competência para julgar a matéria. O mesmo TRT considerou ilegal, na semana passada, a paralisação dos 54 mil operários da Rnest e PetroquímicaSuape (PQS). Esse foi o primeiro golpe da Justiça no movimento.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: