quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cotado para presidir PSDB, Aécio agenda visita a tucanos de SP

Senador quer um encontro com Alckmin e Serra antes de definir se assumirá a sigla

Daniela Lima, Paulo Peixoto

SÃO PAULO e BELO HORIZONTE - O senador Aécio Neves (PSDB-MG) desembarcará em São Paulo após o dia 15 de dezembro para encontrar o governador Geraldo Alckmin e o ex-governador José Serra.

As conversas fazem parte do protocolo informal que o senador quer cumprir antes de assumir o comando do PSDB em 2013, para, na sequência, lançar sua candidatura à Presidência, em 2014.

O mineiro tem o apoio majoritário da cúpula do PSDB e, mesmo aliados de Serra, seu adversário interno, admitem que, se quiser, Aécio tem força para ser o presidente do partido mesmo sem ter o apoio dos serristas. Aécio, porém, tem dito que é importante demonstrar unidade.

O senador disse a Alckmin no mês passado que gostaria de conversar pessoalmente, mas os dois não definiram uma data para o encontro. Aécio disse apenas que queria fazê-lo antes do Natal.

O período da visita foi definido na semana passada, quando Serra telefonou para Aécio. O ex-governador paulista, que está na Disney com os netos, disse que viajaria por alguns dias, mas voltaria dia 15. Aécio disse então que viajaria para encontrá-lo.

Entre os tucanos impera a versão de que Alckmin já teria dado a Aécio garantias de que não vai colocar empecilhos aos seus planos. Os dois têm demonstrado sintonia e passaram a se falar quase diariamente desde que o governo federal começou a discutir o plano de redução de tarifas de energia e renovação das concessões de energia.

Serra, segundo tucanos, até por "instinto de sobrevivência", dá sinais de trégua.

Publicamente, Aécio diz que é cedo para oficializar sua candidatura. Um de seus principais aliados, o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, concordou: "Vai depender da vontade dele [Aécio] e, claro, das negociações políticas no PSDB".

Fonte: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: