quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Dilma enfrenta dia de vaias e protesto

Ajuda pedida. Agricultores atingidos pela seca se queixam de dívidas

André Coelho

Terça-feira quente

BRASÍLIA - O dia da presidente Dilma Rousseff teve ontem vaias e protestos. Pela manhã, ao discursar num encontro com deficientes, ela desagradou à plateia ao usar a expressão "portadores de deficiência", em vez de pessoas com deficiência. Foi vaiada, pediu desculpa e terminou aplaudida. Por volta de 11h30m, quando participava de evento no Palácio do Planalto, agricultores endividados do Nordeste bloquearam o trânsito diante da sede do governo, durante cerca de quatro horas, até serem retirados pela polícia de choque.

Dilma foi vaiada ao discursar na 3ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, após usar o termo "portadores", banido do vocabulário de deficientes por convenção da Organização das Nações Unidas. Tranquila, corrigiu-se:

- Desculpa, desculpa... pessoas com deficiência. Não, eu entendo que vocês tenham esse problema, porque portador não é muito humano, não é? E pessoa é, então é um outro tratamento.

Depois, Dilma viu pela janela cerca de 150 produtores rurais s exibindo carcaças de bois mortos na seca. Francisco de Souza, presidente da Cooperativa dos Produtores Rurais de Arapiraca (AL), disse que um milhão de propriedades rurais podem ir a leilão para pagar dívidas com os bancos do Nordeste e do Brasil. Um grupo foi recebido pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, e ficou de voltar para apresentar um documento com reivindicações

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: