sábado, 15 de dezembro de 2012

Grupo faz defesa de Lula nas redes sociais

Gustavo Uribe

SÃO PAULO - A militância de partidos que apóiam o governo atendeu ontem convocação do presidente nacional do PT, Rui Falcão, e saiu em defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas redes sociais. O movimento, organizado pela União da Juventude Socialista (UJS), ligada ao PCdoB, é uma tentativa de resposta a depoimento do publicitário Marcos Valério, que acusou o ex-presidente petista de ter dado aval a empréstimos bancários usados para o pagamento de parlamentares.

No twitter, a hashtag “#MexeuComLulaMexeuComigo” permaneceu por cerca de meia hora nos chamados trending topics do Brasil, que elenca os assuntos mais comentados na rede social.

O presidente do PT, que em vídeo pediu à militância para demonstrar indignação com as acusações contra o líder petista, foi um dos mais ativos no twitter. Em duas horas, Rui Falcão publicou dez mensagens de apoio, entre as quais avaliou que desde o julgamento do mensalão que, segundo ele, “tentou impor uma derrota à esquerda”, iniciou-se uma ofensiva contra o ex-presidente petista. O ‘twitaço’ teve início ao meio dia, mas apenas à uma hora a hashtag em apoio ao líder do PT transformou-se em um dos assuntos mais comentados no twitter do Brasil. Por volta das 13h35, ela não estava mais nos trending topics.

O ex-ministro do Esporte e futuro vereador de São Paulo, Orlando Silva, do PCdoB, também participou da iniciativa em defesa do presidente. Segundo ele, o líder do PT dará uma “ bela resposta” aos “provocadores e falsários” em 2014. Outros petistas, como os deputados estaduais Rogério Correa (MG) e Durval Ângelo (MG) também saíram em defesa do líder do PT nas redes sociais.

A reação do PT contra o depoimento de Marcos Valério foi feita a pedido do comando da sigla, com o aval do ex-presidente petista. O esforço concentrado tem como objetivo desqualificar as declarações do publicitário à Procuradoria-Geral da República. Nesta semana, ministros petistas foram a público defender o líder do PT, assim como a presidente Dilma Rousseff. Em vídeo, publicado no site do PT, Rui Falcão chamou as declarações do publicitário de “sucessão de mentiras envelhecidas” e disse que o ex-presidente petista é alvo de uma “campanha de calúnia”.

O dirigente da sigla afirmou ainda que Marcos Valério é uma pessoa que está “condenada” e que não tem “nenhuma credibilidade”.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: