quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Gurgel só tomará decisão após o fim de julgamento

Eduardo Bresciani

BRASÍLIA - O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, informou ontem que vai esperar a conclusão do jul¬gamento do mensalão no Supre¬mo Tribunal Federal para anun-ciar qual encaminhamento dará ao novo depoimento do empresá¬rio Marcos Valério. O documento não faz parte de nenhum proces¬so e Gurgel terá de decidir se vai apurar a acusação, enviá-la a ins¬tâncias inferiores ou arquivá-la. No depoimento, Valério afir¬mou que o ex-presidente Luiz Iná¬cio Lula da Silva deu o "ok" para o mensalão e teve despesas pes¬soais pagas pelo esquema. O ex-presidente teria se reunido com a direção da empresa Portugal Tele¬com para negociar uma remessa de R$ 7 milhões para o Partido dos Trabalhadores.

Como Lula é ex-presidente e não tem mais foro privilegiado,, uma possibilidade levantada den¬tro do Ministério Público seria a de remeter o caso à primeira ins¬tância. Se adotar esse caminho, Gurgel cuidaria somente da acu¬sação contra o senador Humber¬to Costa (PT-PE), que teria sido beneficiado pelo valerioduto.

A presença do senador abre uma porta para que o procura¬dor-geral fique com toda a inves¬tigação. Assim, a cúpula do MP teria o controle da investigação.

Gurgel pode ainda enviar infor¬mações para processos que são desmembramentos da ação prin¬cipal do mensalão. Um deles, que trata de empréstimos feitos no banco BMG, tramita no STF.

O procurador-geral também pode abrir um procedimento in¬terno, numa espécie de investiga¬ção prévia. Outra opção é Gurgel entender que não há novos dados e arquivar o depoimento.

Fonte: O Estado de S. Paulo

Nenhum comentário: