sábado, 19 de janeiro de 2013

Falta de luz atinge Piauí no dia da visita da presidente

Chesf atribuiu apagão de 82 minutos, que Dilma não viu, a falha em transformador

Flávia Pierry

BRASÍLIA - No dia em que a presidente Dilma Rousseff visitou o Piauí, uma falha em um transformador de energia deixou 33 cidades, 1,5 milhão de pessoas e 394 mil residências sem luz no estado, de acordo com cálculos da transmissora de energia. A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), geradora de energia, afirmou que nesta sexta-feira um defeito em um transformador ocasionou desligamento da Subestação Teresina I, na Zona Sul da capital do Piauí, às 8h58m (horário de Brasília). Segundo a empresa, às 9h40m o fornecimento já havia sido restabelecido.

A distribuidora Eletrobras Piauí afirma que a falha é de responsabilidade da Chesf, e calcula que 33 municípios ficaram sem luz: Teresina, Amarante, Regeneração, União, Miguel Alves, Nazária, São Pedro, Água Branca, Angical, Curralinhos, Demerval Lobão, Lagoa do Piauí, São Gonçalo, Hugo Napoleão, Agricolândia, Miguel Leão, Barro Duro, Passagem Franca, Altos, Beneditinos, Prata, Pau D"Arco, Coivaras, Alto Longá, Novo Santo Antônio, Palmeirais, Monsenhor Gil, José de Freitas, Lagoa Alegre, Lagoinha, Olho d"água, Jardim do Mulato e Santo Antônio do Milagre.

Segundo a Chesf, ainda não se pode afirmar quais foram as causas do problema na subestação. A geradora afasta a hipótese de incêndio, mas afirma que houve fumaça no equipamento devido à falha. "A empresa está apurando todas as causas da ocorrência, que interrompeu a transmissão de energia elétrica", afirma a Chesf, em comunicado.

A área visitada pela presidente Dilma não foi afetada pelo apagão. Ela esteve em São Julião, no sul do estado, para visitar as obras do Sistema Adutor de Piaus I, às 10h30m, e chegou a Teresina na parte da tarde. Em seu discurso, a presidente não comentou o apagão e destacou que a prioridade do governo no setor energético é continuar buscando petróleo e, principalmente, gás.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: