quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Lula reúne secretariado de Haddad

O padrinho da candidatura de Fernando Haddad comandou encontro, na sede da prefeitura de São Paulo, para ensinar a equipe do petista a captar dinheiro da União. De olho nas eleições de 2014, Lula ainda instruiu o grupo a seguir o exemplo do Rio para ampliar os investimentos públicos

Em São Paulo, Lula comanda reunião com equipe de Haddad

Ex-presidente cobra de secretários parcerias com governo federal

Gustavo Uribe

SÃO PAULO - Num esforço para transformar a capital paulista em vitrine eleitoral para 2014, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, padrinho da candidatura do atual prefeito de São Paulo, cobrou ontem que a equipe de Fernando Haddad intensifique a apresentação de projetos ao governo federal que aumentem o aporte de recursos para a capital paulista. Ele orientou o secretariado municipal a seguir o exemplo do Rio de Janeiro, que, segundo ele, tem sido bem-sucedido na realização de convênios com o Planalto.

Em reunião de uma hora, com boa parte da equipe municipal, o líder do PT lembrou que o investimento per capita da capital fluminense é hoje duas vezes maior que o de São Paulo, graças, entre outros fatores, ao aporte de recursos federais. Ele ressaltou que, devido ao rigor da atual administração federal, a equipe petista deveria desenvolver "projetos consistentes" para garantir a realização dos convênios.

A cúpula petista compreende que o sucesso da administração municipal será fundamental para que o partido consiga retirar do PSDB o comando do governo do estado de São Paulo, em 2014. Na próxima semana, a presidente Dilma Rousseff anunciará em São Paulo a entrega de moradias do programa Minha Casa Minha Vida, dando início à série de convênios entre os governos federal e municipal. Haddad já havia dito que pretendia elevar a capacidade de investimento da capital paulista aos patamares da do Rio de Janeiro.

- Ele deu exemplos de parcerias federativas exitosas e citou o caso bem-sucedido do Rio de Janeiro, onde prefeito, governador e presidente se entenderam em torno de um plano de desenvolvimento para o estado e para o município - relatou o prefeito.

A reunião, promovida na sede da prefeitura, foi realizada a pedido de Lula, que saiu do encontro sem dar entrevista. Em um primeiro momento, Haddad e o ex-presidente tiveram um encontro privado, no qual o dirigente do PT colocou-se à disposição do prefeito para contribuir em sua gestão. Segundo relato de Haddad, Lula demonstrou preocupação com a atual onda de violência e com a possibilidade de enchentes nesta época do ano. Ele sugeriu ao prefeito que procure os governos federal e estadual para firmar parcerias nessas áreas. Lula teria pedido ainda um programa habitacional para os moradores de rua.

- Nós discutimos as conferências municipais, a experiência dele de buscar a proximidade da população para explicar e construir políticas públicas - afirmou o prefeito.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: