terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Na 1ª fala após derrota, Serra ignora 2014 e se diz em 'fase de arrumação'

SÃO PAULO - Em seu primeiro discurso depois de ter perdido a disputa pela Prefeitura de São Paulo há três meses, o ex-governador José Serra (PSDB) ignorou ontem seu futuro político e não citou a disputa pela Presidência em 2014.

"Ainda estou em fase de descanso e arrumação", afirmou, após o discurso, ao ser questionado sobre sua atuação política no ano que vem.

Desde que foi derrotado por Fernando Haddad (PT) em outubro do ano passado, o tucano havia aparecido em apenas dois eventos públicos, mas não tinha discursado nem dado entrevistas.

Ontem, Serra falou na abertura do congresso do PSDB paulista. Em um discurso de pouco mais de 20 minutos, abordou a reforma política, defendeu o voto distrital e criticou o loteamento de cargos no governo federal.

Em entrevista depois do evento, o tucano criticou também a discussão sobre seu futuro. "Tem tanta plantação e bobagem. [...] Sempre fico sabendo pelos jornais as coisas que estão me acontecendo."

Questionado mais de uma vez sobre o tema, Serra não quis falar a respeito da realização de prévias para escolher o candidato do PSDB à Presidência em 2014, tema que disse a aliados que seria abordado em seu discurso.

O ex-governador ainda trabalha para ser o nome tucano na corrida pelo Planalto, mas o candidato favorito no partido hoje é o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Líderes do partido, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, defenderam publicamente o nome do mineiro.

O senador Aloysio Nunes (SP), que discursou antes de Serra, disse ter uma "preocupação enorme para 2014", em relação à tentativa de reeleição de Geraldo Alckmin (PSDB). "Nossa ação política hoje tem de ser a defesa do governo Alckmin", afirmou.

Fone: Folha de S. Paulo

Nenhum comentário: