terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O dia do "sim" de Renan Calheiros

Amanhã será um dia-chave na disputa pela Presidência do Senado. Considerado favorito, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) deve finalmente anunciar a candidatura, após uma reunião com os integrantes da bancada peemedebista. Já a definição do candidato de oposição deve sair após um encontro entre os senadores Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), Cristovam Buarque (PDT-DF), Pedro Simon (PMDB-RS), Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSol-AP). Os dois últimos são pré-candidatos.

Randolfe e Taques tinham um encontro previsto para ontem. “Na minha avaliação, a manutenção de duas candidaturas ajuda a garantir o segundo turno na disputa contra Renan”, acredita Randolfe, acrescentando que a intenção é fazer uma grande campanha até sexta-feira, data marcada para a eleição do Senado. Taques, porém, preferiu não adiantar a estratégia que será adotada pelo grupo que o apoia. “Eu entendo as opiniões do senador Randolfe e não pretendo brigar com ninguém por causa disso”, assegurou.

O fato de Renan ter sido denunciado ao Supremo Tribunal Federal pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, reforçou a convicção dos oposicionistas sobre a necessidade do lançamento de uma candidatura alternativa. Gurgel acusa Renan de emitir notas frias, em 2007, na venda de cabeças de gado a preços de fantasia. Esse foi um dos principais motivos que levaram o senador alagoano a renunciar à Presidência da Casa, cinco anos atrás. “Agora, é fundamental que o Senado tire suas próprias conclusões”, cobrou Randolfe. “Todas as denúncias precisam ser esclarecidas”, completou Taques.

A tropa de choque de Renan iniciou a semana fazendo um pente fino nos votos do peemedebista. Eles asseguram que, até o momento, ninguém alterou a disposição de votar em Renan para presidir a Casa. E estranharam que Gurgel tenha “ressuscitado” uma denúncia que estava parada há cinco anos, justamente na semana em que Renan Calheiros tenta retomar o comando da Casa. “Isso é um gol de mão que eles (os independentes) querem fazer. Os senadores não vão aceitar isso”, disse um interlocutor do virtual candidato peemedebista.

Para os aliados de Renan, a intenção dos “independentes” é evitar que o peemedebista assuma o controle político da Casa. Principalmente pelo fato de que o senador alagoano poderá, em tese, candidatar-se à reeleição para o biênio 2015-2016. (PTL)

PSDB denuncia discurso de Dilma

O PSDB anunciou que entra hoje com representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) pedindo que a presidente Dilma Rousseff seja investigada por uso indevido da cadeia nacional de rádio e televisão. O argumento é que, no dia 23, Dilma fez um pronunciamento com “objetivo político-partidário, para fazer sua autopromoção”. Na ocasião, a presidente anunciou a redução das tarifas de energia elétrica nas contas de luz. No discurso, ela ironizou os “críticos” que não acreditavam na possibilidade de queda do preço da energia. Para a oposição, a presidente fez discurso eleitoral, antecipando a campanha pela reeleição.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: