sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

PV quer Gabeira no Planalto

Legenda tenta se desvencilhar da imagem de apenas lutar pelo meio ambiente e aposta em temas como a defesa dos direitos humanos. Meta é diversificar o discurso e convencer o ex-deputado a concorrer pela Presidência em 2014

Amanda Almeida

O Partido Verde deu ontem o primeiro passo de uma tentativa de descolar sua imagem da ex-senadora Marina Silva para mostrar que não depende dela para conquistar votos. Ao acrescentar outras bandeiras ao discurso, como a luta contra a homofobia, em propaganda televisiva em rede nacional, a legenda tenta convencer o ex-deputado Fernando Gabeira (RJ) a se candidatar novamente à Presidência da República, em 2014 — em 1989, ele concorreu e obteve 0,18% dos votos. Ele é considerado o único nome do PV hoje capaz de angariar votos e, em trecho da propaganda, diz que está à disposição do partido.

Com um discurso que passa por conquistas do passado, mas destaca preocupações com o futuro, o PV tentou mostrar ontem que não defende apenas o meio ambiente, causa identificada à trajetória de vida de Marina Silva e que ganhou holofotes durante sua candidatura ao Palácio do Planalto em 2010. Na propaganda, deu espaço a temas como mobilidade urbana, tráfico de drogas e homofobia. O discurso tratou também de direitos humanos, com ênfase para a vice-prefeita de Salvador, Célia Sacramento (PV), primeira mulher negra a se eleger como vice na capital da Bahia.

"Estamos buscando bandeiras que, em algum momento, se perderam no caminho do partido", diz o vice-presidente nacional do PV, Eduardo Brandão, confirmando que a legenda não quer mais ser conhecida como defensora do meio ambiente — principal causa de Marina Silva, que conquistou 19,6 milhões de votos em 2010 e, em meio a uma disputa interna com a cúpula do partido, deixou o PV no ano seguinte. "A passagem de Marina pela legenda foi importante para os dois, que cresceram juntos", avalia Brandão, evitando atacar a ex-senadora.

Bandeiras

Gabeira é a tentativa de virar a página. Conhecido como defensor dos direitos humanos, na propaganda ele fala sobre o que o partido fez durante seus 27 anos e aponta para o futuro, citando as novas lutas do PV e dizendo que está à disposição da legenda para brigar por elas. Nos bastidores, ele ainda se mostra reticente à candidatura à Presidência. De olho na expressiva votação que teve à Prefeitura do Rio em 2008 — disputou o segundo turno e perdeu por apenas 1,66% dos votos —, a direção nacional do PV quer convencê-lo a entrar na briga.

Gabeira é jornalista, integrou a luta armada contra o regime militar nos anos 1960, ficando conhecido como um dos sequestradores do embaixador norte-amerticano Charles Elbrick, em 1969. Foi exilado por 10 anos e esteve em vários países, entre eles Chile, Suécia e Itália. "O partido já colocou como meta ter uma candidatura própria para 2014. Se é o Gabeira ou não, ainda será decidido", diz Brandão. Além do ex-deputado e da vice-prefeita de Salvador, o presidente do PV, José Luís Penna, e o deputado federal Sarney Filho participaram da propaganda.

Fonte: Correio Braziliense

Nenhum comentário: