quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Tucano de bico verde?

Presidente do oposicionista PPS quer refundar o partido em 2013 e espera contar com Serra e Marina

Pedro Venceslau

“Novo”PPS quer Marina e Serra em 2014”

O deputado federal Roberto Freire espera em 2013 refundar e ampliar o seu PPS. Sua grande inspiração é a metamorfose que transformou o Partido Comunista Italiano em Partido Democrático nos anos 90. Ele contou à coluna que seu projeto é ousado: reunir na sigla os dois políticos que, hoje, ao seu ver, simbolizam a nova esquerda brasileira: Marina Silva e José Serra. “Conversei sobre isso com os dois.

Esse projeto não está atrelado a candidaturas presidenciais e não significa a criação de um novo partido”, esclarece. Freire diz, ainda, que não conversou com Serra sobre lançar a candidatura dele à Presidência em 2014 pelo PPS. “Ele gosta de conversar, mas não está nada decidido. Por enquanto, o papel do Serra é assumir a liderança da oposição nas críticas à condução desastrosa da economia no governo Dilma. Não criaremos uma legenda só para disputar a eleição.” Como de praxe, o ex-governador assiste de camarote o debate sobre seu futuro sem emitir sinal de fumaça.

“Serra é mais contundente que Aécio”, diz Roberto Freire

Para o deputado Roberto Freire, o ex-governador José Serra “é um legítimo político de esquerda”. Ainda segundo o presidente do PPS, o (ainda) tucano tem uma postura muito mais “contundente” na oposição do que o senador mineiro e presidenciável Aécio Neves.

PT repete promessa de priorizar reforma política

Novo líder do PT na Câmara, o deputado José Guimarães prometeu para 2013 o que o partido já tinha prometido em 2012, 2011 e 2010. “Teremos como agenda central a campanha pela reforma política.Vamos colher 1 milhão de assinaturas para fazer valer a vontade da sociedade.”

Curtas

Líder do PSD na Câmara e principal articulador de Gilberto Kassab no Congresso Nacional, o deputado Guilherme Campos espera presidir a Comissão de Finanças da casa. “As chances são boas”, disse ele à coluna.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), segue fazendo a reforma do seu secretariado de maneira homeopática. Ele anunciou ontem o médico José Aurichio Jr. (PTB) como seu novo secretário de Esportes. Ele entra no lugar do advogado José Benedito Pereira Fernandes, que também é do PTB.

O deputado tucano Carlos Sampaio entregou ontem na Câmara um requerimento para que Guido Mantega vá ao Congresso explicar as "manobras contábeis” para atingir o superávit primário.

Em 2012, nada menos que 182 mil pessoas participaram das visitas guiadas ao Congresso Nacional.
É grande a expectativa no PT sobre qual será o papel de José Genoino na Câmara dos Deputados em 2013. Há quem defenda que ele fique submerso no baixo clero...

E por falar em PT. O partido espera reforçar em 2013, quando completa 33 anos, o número de mulheres em seus quadros de direção.

Apesar do recesso, a Câmara dos Deputados anda movimentada ultimamente. Chegará a 34 o número de suplentes que assumirão o mandato em definitivo ou de forma temporária. Por enquanto, foram 31 mudanças na Casa. Outras 2 devem acontecer até sexta.

Pronto, falei

“A presidente Dilma está dando razão àqueles que duvidavam de sua capacidade como gestora”
José Carlos Aleluia -Vice-presidente do DEM

Fonte: Brasil Econômico

Nenhum comentário: