segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Eduardo acena para o Rede, de Marina

Rumo a 2014. Governador afirma que PSB manterá "diálogo e cooperação" com o novo partido capitaneado pela ex-senadora, que também busca viabilizar seu projeto presidencial

A máxima de que política é feita de gestos é levada como regra pelo governador Eduardo Campos (PSB). Interessado em ver o cenário da sucessão presidencial cada dia mais embaraçado para a presidente Dilma Rousseff (PT) - embora jamais admita esse desejo publicamente -, o líder socialista enviou uma carta de apoio ao "Rede Sustentabilidade", agremiação criada pela ex-senadora Marina Silva, que na última eleição presidencial surpreendeu abocanhando 20% dos votos e empurrando a disputa para o segundo turno.

No documento, Eduardo diz querer estabelecer um canal de diálogo e cooperação com a nova legenda. Ele considera urgente o debate proposto pelo Rede Sustentabilidade. "Entendemos que a construção deste novo partido será de grande contribuição ao urgente debate que nossa sociedade reclama e queremos afirmar o nosso propósito e a nossa determinação de manter canais de diálogo e de cooperação. A luta que nós do PSB abraçamos há mais de meio século recebe agora um importante aliado, liderado por Marina Silva", destaca.

Com as palavras, o habilidoso governador acena também aos 903.655 pernambucanos que nas eleições presidenciais de 2010 escolheram Marina nas urnas do Estado. Foi o melhor desempenho dela como candidata em toda a região Nordeste. Entre os recifenses, 36,73% votaram na fundadora do Rede Sustentabilidade, enquanto 42,92% votaram em Dilma, para quem Eduardo militou.

O PSB enviou o documento pelo secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, que o leu no último sábado durante evento de lançamento do novo partido, em Brasília. "Na jovem democracia brasileira, porém, mais incipiente ainda é a nossa cultura partidária, sendo extremamente desafiador o trabalho de todos aqueles que se empenham em fundar, estruturar e consolidar um partido político, como sabemos todos que nos dedicamos à tarefa de fazer do nosso PSB uma instituição forte, coesa e comprometida com a construção de um país justo, soberano e socialmente equilibrado", exaltou Eduardo, diplomático.

No último dia 31, Campos recebeu para um reunião o deputado federal Alfredo Sirkis (PV-RJ), que se integrará à nova legenda e possivelmente formará a executiva do Rede Sustentabilidade. O carioca saiu da reunião defendendo uma aproximação entre o governador e a ex-senadora. "Quanto mais candidatos com a ideia de modernização do Estado, melhor. Mas não vejo como seria possível uma chapa dos dois. Tanto a Marina ser vice depois de ter obtido 20% dos votos, como o Eduardo Campos ser vice", escreveu Sirkis em seu blog.

Fonte: Jornal do Commercio

Nenhum comentário: