quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Eduardo contra Lula e Ciro

Governador mantém silêncio, mas cúpula socialista vê tentativa do PT de isolar o partido e reage

Recado é dado pelo líder

Maria Lima

BRASÍLIA - A cúpula do PSB abriu guerra ontem contra a tentativa do ex-presidente Lula e do PT de investir pesado no racha do partido, estimulando uma dissidência dos irmãos Cid e Ciro Gomes (PSB-CE), contra a candidatura do presidente e governador de Pernambuco, Eduardo Campos, a presidente da República ano que vem. Sem querer dar importância à fala de Ciro Gomes, que criticou a falta de "estrada" de Eduardo Campos, os caciques do PSB estão mirando fogo contra o que chamam de ingerência de Lula e outras lideranças petistas para minar a unidade do partido.

Ontem, a presidente Dilma se encontrou com o governador Cid Gomes em Brasília e amanhã Lula vai ao Ceará, com agenda focada nos irmãos. Escalado para reagir ontem às investidas, o líder do PSB na Câmara, Beto Albuquerque (PSB-RS) mandou um aviso: estão cutucando onça com vara curta e subestimando a força do PSB e de Eduardo Campos.

"Nós estamos preparados para o confronto e não vamos aceitar isso. Quanto mais tentarem tensionar e isolar o PSB, muito mais vamos aumentar nossa coesão interna e a disposição de fortalecer o lançamento da candidatura de Eduardo Campos. O PT quer uma escolha fácil: enfrentar Aécio (Neves) e o PSDB, de quem já ganharam três vezes. Se tentarem nos isolar nós vamos falar com a sociedade para quebrar esse isolamento", reagiu o líder Beto Albuquerque.

O líder socialista não quis responder diretamente a Ciro Gomes. Diz que a capacidade decisória dessa dissidência é quase nenhuma no PSB. Diz também que o PSB tem hoje muito mais unidade em relação à candidatura de Eduardo Campos do que tinha em relação ao apoio a Dilma em 2010.

"Esse negócio de querer interferir na unidade do partido, plantar fofoca, eleger embaixadores para tentar dividir, vai funcionar ao contrário. Tem lideranças políticas no Brasil que estão subestimando o crescimento do PSB e seu direito de ter protagonismo. Estão cutucando onça com vara curta. Estamos prontos para o enfrentamento. O povo brasileiro não tem dono", avisou Beto Albuquerque.

Sobre a possibilidade de um eventual condicionamento da manutenção das pastas de Desenvolvimento Nacional, do ministro Fernando Bezerra Coelho, e Secretaria de Portos, de Leônidas Cristino, ao apoio a Dilma, Beto Albuquerque disse que essa agenda eleitoreira, só de projeto de poder, não é perfil do PSB.

"Chantagem com o PSB? Não somos um partido atrás de cargos. Essa é a diferença do PSB em relação às práticas de outros partidos da base (de Dilma). Nosso propósito não é fisiológico. Estamos construindo um projeto sério de poder", responde Beto Albuquerque.

Ele disse que a cúpula do partido não vai dar atenção para essa falação dos irmãos Gomes, nem às estratégias de divisão de Lula e do PT. Disse que Eduardo Campos vai centrar energias para executar um amplo calendário e roteiro de debates em todo o País, começando pelo Rio Grande do Sul, dias 8 e 9 de abril, quando fala para uma plateia de cinco mil empresários.

"O PT tentou nos ferrar nas últimas eleições e não nos intimidamos. E não vamos nos intimidar agora", disparou.

O governador Eduardo Campos não se pronunciou.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: