quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Embaixador vira a polêmica da vez

Participação de venezuelano em evento petista leva partidos a cobrar explicações de ministério

Era para ser apenas um evento partidário. Virou polêmica e embate entre a oposição e o PT. PSDB, PPS e DEM querem que o Ministério das Relações Exteriores dê explicações sobre a participação de Maximilien Sánchez Averláiz, embaixador da Venezuela no Brasil, em evento petista na noite de terça-feira no Distrito Federal.

Programado para ser um gesto em defesa do partido e das gestões de Lula e Dilma na Presidência, o ato foi conduzido, a partir do discurso do ex-ministro José Dirceu, a um debate sobre o julgamento do mensalão.

Com presença anunciada ao microfone pelo presidente do PT no Distrito Federal, deputado Roberto Policarpo, Averláiz não discursou. Mesmo assim, por meio de nota, a oposição cobrou explicações do chanceler brasileiro Antônio Patriota sobre “a omissão do governo da presidente Dilma diante de um episódio de tamanha gravidade”. Para os oposicionistas, a presença do embaixador venezuelano no evento seria uma “interferência indevida em assuntos internos do Brasil”.

Averláiz, em nota divulgada no final da tarde de ontem, disse que a postura da oposição tenta usar “um país irmão para disputas políticas internas”.

Ex-ministro diz que vai tentar todos os recursos

No evento, Dirceu estimulou a militância a defender os petistas condenados pelo esquema do mensalão da mesma forma que defendem o governo da presidente Dilma Rousseff. O ex-ministro ainda acusou o Supremo de ter agido politicamente ao colocar o julgamento em pauta em ano eleitoral. Segundo Dirceu, está em curso um projeto “da direita” para derrotar o PT.

O petista disse ainda que vai usar todos os recursos a que tem direito para tentar reverter sua condenção de 10 anos e 10 meses de prisão por formação de quadrilha e corrupção ativa.

Fonte: Zero Hora (RS)

Nenhum comentário: