quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Eurico Figueiredo: 'Se vamos fazer críticas, elas não devem ser por conta dos acertos'

Diretor do Instituto de Estudos Estratégicos da UFF, o cientista político analisa os dez anos do PT no poder

Carolina Benevides

 Ao comemorar 10 anos no poder, o PT exaltou o combate à miséria, a classe C, o Bolsa Família...

Não há como negar que são pontos importantes. A hoje famosa classe C movimenta a indústria, compra, ajuda no crescimento do país. E o partido trabalhou para combater a injustiça social. Ainda que o começo de algumas políticas tenha sido no governo FH, o PT avançou muito.

O partido apontou ainda o crescimento econômico e a criação de empregos.

Os críticos gostam de dizer que não foi bem assim. Mas são fatos. Lula assumiu em 2003, fez alguns ajustes na política econômica do governo anterior e ainda percebeu que o país podia crescer pela via do consumo. Se vamos fazer críticas, elas não devem ser por conta dos acertos.

Devem ser por conta do quê?

A incapacidade de fazer o novo. O PT chegou ao poder e apostou no fisiologismo, no personalismo e no oligarquismo. Além disso, extirpou a bandeira da ética e repete o que o Brasil vê desde a República Velha. Ainda que alguns digam que tudo isso é por conta da governabilidade, o partido mostrou que falta capacidade política para mudar.

Por falar em ética, o PT não mencionou o mensalão...

Gostaria que o partido tivesse a grandeza de reconhecer e admitir seus erros. Mas nesse episódio tem prevalecido a arrogância.

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) aproveitou a data para listar 13 erros cometidos pelo PT. Entre eles, o Brasil estagnado e perdendo credibilidade, e o PAC.

Todo mundo vê os gargalos na infraestrutura e o quanto isso atrapalha o país. O que o PT fez foi insuficiente, mas o problema vem de longe. A questão é: O PT vai ser capaz de equacionar esses gargalos? Sobre a estagnação do país, se o governo perder o controle da inflação pode ser que haja problema e que isso até prejudique a reeleição de Dilma. Agora, o Brasil não está perdendo a credibilidade.

Que legado o PT deixou nesses dez anos?

A década foi marcada pelo desenvolvimento. Houve estabilidade econômica mesmo com toda crise. Houve avanço na área social. E ministros do STF escolhidos pelo PT votaram contra o partido, mostrando independência. Agora, o país precisa ter posição clara no plano externo e trabalhar para manter o crescimento.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: