terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

FH afirma que Dilma é ingrata: 'Ela cospe no prato em que comeu'

Ex-presidente diz que só vê Aécio como candidato tucano à Presidência em 2014

Ezequiel Fagundes

BELO HORIZONTE - Em novo ataque ao PT, a quem acusou de não reconhecer os avanços dos governos tucanos, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso criticou a presidente Dilma Roussef (PT), que, segundo ele, demonstra ingratidão e "cospe no prato em que comeu".

- O que podemos dizer de uma pessoa ingrata? A presidente cospe no prato em que comeu - disse ontem Fernando Henrique, antes de participar em Belo Horizonte de um seminário promovido por seu partido.

Na última quinta-feira, durante a festa pelos dez anos do PT no poder, Dilma foi lançada candidata à reeleição pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ela rejeitou a herança de Fernando Henrique Cardoso ao dizer que "nós não herdamos nada. Construímos".

Ao lado do senador Aécio Neves (MG), pré-candidato tucano à Presidência, e do governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, Fernando Henrique afirmou que o PT "usurpou" os programas do PSDB, mas não conseguiu colocá-los em prática:

- O país requer outra voz. Há um cansaço, eles criaram o monopólio da palavra. Corremos o risco de nos transformarmos em uma democracia deformada. O que aconteceu no Brasil foi uma usurpação de projetos. Quem não tem projeto está no governo.

Embora tenha evitado falar em nomes, FH afirmou que chegou a hora de Aécio e que sua indicação para disputar a Presidência é consenso na ala paulista do partido.

- O passado já passou. Vamos ver a condição que nos leve à vitória. Neste momento, a pessoa que tem maiores condições, a meu ver, é o senador Aécio Neves - declarou.

O ex-presidente defendeu o estilo comedido do tucano mineiro e rechaçou a necessidade de prévias para escolher o candidato a presidente.

- Nós devemos estar preparados para ventos novos. O Aécio tem a leveza na hora de falar. Estamos construindo uma candidatura. Só haverá prévias se houver mais de um candidato. Por enquanto, não vejo outros.

Cobrança a Lula

Mais cedo, Fernando Henrique voltou a cobrar um posicionamento público de Lula em relação às acusações do operador do mensalão Marcos Valério. Em depoimento à Procuradoria Geral da República após ser condenado a 40 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Valério afirmou que o mensalão pagou despesas pessoais de Lula e que o petista sabia do esquema de corrupção para cooptar apoio no Congresso. Segundo Fernando Henrique, Lula entrou em ritmo de campanha para fugir de temas espinhosos. O petista disse apenas se tratar de uma mentira.

- Acho que ele está tentando entrar em fase de campanha. Pode ser uma razão para evitar falar de outros problemas - alfinetou Fernando Henrique.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: