sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Gabeira recusa convite, mas não descarta apoio à Presidência em 2014

Outros quadros do PV do Rio tendem a seguir ex-senadora em seu novo projeto político

Cássio Bruno

O ex-deputado federal pelo Rio Fernando Gabeira, do PV, recusou o convite da ex-senadora Marina Silva de ingressar em seu novo partido. Os dois conversaram durante o carnaval. A Marina, Gabeira disse que, por enquanto, quer permanecer no PV, mas não descartou o apoio à candidatura da ex-senadora à Presidência, em 2014.

- Desejei sorte e avisei que, mesmo assim, poderíamos marchar juntos (na campanha). Não quero sair (do PV) para mantê-lo vivo e de pé - afirmou Gabeira ao GLOBO ontem.

O ex-deputado voltou a descartar uma candidatura à Presidência ou ao governo do Rio pelo PV, e ressaltou que Marina enfrentará desafios:

- Ela terá que conseguir até outubro 500 mil assinaturas de apoio (exigidas pela legislação), e todos com ficha limpa. O PSD teve dificuldade para ter as assinaturas... Esse é um problema importante. Será necessário também construir uma coligação mínima, com pelo menos três partidos pequenos.

Gabeira foi candidato ao governo do Rio, em 1986 e 2010, e à prefeitura, em 2008. Em 1989, disputou a Presidência da República. Perdeu todas as disputas.

Apesar da recusa de Gabeira, Marina Silva tem buscado recrutar integrantes do PV no Rio. A deputada estadual Aspásia Camargo, candidata verde à prefeitura da capital no ano passado, já se encontrou com a ex-senadora e poderá segui-la. Os ex-vereadores Sônia Rabelo e Edson da Creatinina também terão o mesmo destino, segundo informou o deputado federal verde Alfredo Sirkis, principal aliado de Marina e um dos coordenadores neste processo de criação da legenda. O vereador Jefferson Moura, do PSOL, também está de malas prontas para o novo partido.

Sirkis ressaltou que o tom não será de confronto com o PV:

- Não estou fazendo trabalho de aliciamento de ninguém a ir para o partido da Marina. Não é um racha.

Aspásia admitiu ter conversado com Marina, mas negou a intenção de sair do PV. A deputada, no entanto, afirmou que "está inclinada" a acompanhar Marina, mas apenas para criar uma "coalizão verde" para 2014.

- Estou no PV, sou solidária à proposta (de criação do partido) e inclinada a acompanhá-la - desconversou.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: