sábado, 23 de fevereiro de 2013

Geração de emprego tem o pior janeiro desde 2009

Foram criadas 28,9 mil vagas no mês passado, queda de 75,7% ante 2012

Flavia Pierry

BRASÍLIA - A geração de empregos caiu em janeiro, atingindo o menor patamar para o mês desde 2009. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado ontem pelo Ministério do Trabalho, foram criados 28.900 postos de trabalho no mês passado, bem abaixo das 118.895 vagas abertas no mesmo mês do ano passado, o que representa uma queda de 75,7% na criação de empregos. O resultado é o pior em quatro anos: em janeiro de 2009, foram fechadas 101.748 vagas.

- A gente não esperava esse resultado, esperávamos cerca de 100 mil - disse, segundo a agência Reuters, o diretor do Departamento de Emprego e Salário, Rodolfo Torelly, informando que o desempenho do mês ficou abaixo da média de 37 mil contratações para meses de janeiro.

O saldo de vagas do mês passado é resultado de 1.794.272 admissões e de 1.765.372 desligamentos, ambos os maiores para o período. Em comparação a dezembro, houve aumento na criação de vagas, já que no último mês do ano tradicionalmente há mais demissões que contratações. Em dezembro do ano passado, foram fechadas 496.944 vagas.

Segundo o Ministério do Trabalho, a criação de vagas em janeiro ocorreu em seis dos oito setores de atividade econômica. Os dois que registraram queda no emprego foram o comércio, em grande parte, por razão sazonal, e a agricultura. "Vale ainda ressaltar a forte perda de dinamismo do setor serviços para o mês em análise", destacou o ministério.

O dado do Caged veio pior que o esperado pelo mercado e pelo próprio governo, e pode indicar fraqueza na recuperação da atividade econômica. De acordo com pesquisa feita pela agência Reuters, analistas de mercado esperavam a abertura de 46 mil vagas. Apesar disso, o resultado não surpreendeu Carlos Alberto Ramos, professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB) e especialista em mercado de trabalho.

- A desaceleração era óbvia, é uma resposta do PIB (Produto Interno Bruto) - disse.

Houve criação de vagas em 11 estados no mês passado. Santa Catarina (18.929 postos), Rio Grande do Sul (18.789 postos) e São Paulo (16.956 postos) foram os locais onde houve mais contratações. Nos outros 16 estados, houve recuo, sendo o maior no Rio de Janeiro, com o fechamento de 24.650 postos, devido principalmente ao desempenho negativo de comércio e serviços.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: