domingo, 17 de fevereiro de 2013

PSB põe Eduardo na vitrine

RUMO A 2014

Governador terá, a partir de abril, extensa agenda de eventos oficiais em várias cidades do País, visando reforçar seu nome

Débora Duque

Enquanto permite correrem soltas as especulações sobre sua possível empreitada rumo à Presidência da República em 2014, o governador Eduardo Campos (PSB) programa um roteiro intenso de compromissos pelo País ao longo deste primeiro semestre. Os pretextos para sair de sua zona de conforto e percorrer outros Estados serão vários. Desde agendas administrativas como governador, a palestras ao empresariado, recebimento de homenagens diversas e eventos partidários. Independente do motivo "oficial", o alvo principal de Eduardo são as articulações políticas capazes de fortalecê-lo eleitoralmente.

Mais do que projetar sua imagem para fora de Pernambuco, ele aproveitará cada visita para se reunir não só com correligionários como também com membros de outras legendas, sejam da base do governo ou da oposição. E, se possível, atrair os insatisfeitos para o PSB que, apesar do crescimento na última eleição, ainda sonha em formar bancadas mais fortes, a exemplo do PT e do PMDB.

Ainda não há datas fechadas para o seu périplo. O único evento marcado, até o momento, é sua participação num fórum com empresários em Porto Alegre (RS) em abril. A data "coincide" com a festa de aniversário do líder do PSB na Câmara Federal, Beto Albuquerque, um dos que mais tem incentivado publicamente a candidatura presidencial de Eduardo. Também existe a expectativa de que o governador marque presença em eventos com o empresariado de Goiás e Mato Grosso.

Outra boa "desculpa" para aparecer nas principais capitais do País serão as oficinas que estão sendo organizadas pelo partido para discutir "temas de interesse nacional", conforme relatou o secretário-geral do PSB, Carlos Siqueira. Intitulados "Diálogos para o Desenvolvimento", os seminários terão início no final de março e se estenderão por todo o ano em diferentes cidades. Como presidente nacional da legenda, Eduardo será o "convidado de honra" e terá à sua disposição uma claque de aliados, além de um "microfone livre" para tocar em temas que lhe rendam holofotes.

O secretário-geral, porém, desvincula o evento - nos bastidores, já comparado com as "Caravanas da Cidadania", capitaneadas pelo ex-presidente Lula (PT) durante os anos 90 - de um possível caráter eleitoral. "Temos que preparar o partido para todas as ocasiões, independente de eleição, que é episódica. A vida do partido é eterna e precisa ser alimentada", desconversa.

Além dos eventos partidários, o governador tem, pelo menos, três "títulos de cidadania" a receber no Piauí, Alagoas e Bahia. As homenagens foram aprovadas, no ano passado, pelas respectivas Assembleias Legislativas, mas o governador deixou para recebê-las neste ano, in loco.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: