terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Xavier: ponte entre Marina e o PSB

Débora Duque

Um dos principais articuladores da criação do novo partido da ex-senadora Marina Silva, o secretário estadual de Meio Ambiente, Sérgio Xavier, externa, ainda que de forma cautelosa, seu desejo de ver uma aliança entre sua mentora e o governador Eduardo Campos (PSB). Xavier define ambos como "o que há mais de novo na política brasileira" e diz que se colocará como uma "ponte" entre os dois.

O diálogo, para ele, deve ser travado independente do cenário eleitoral de 2014. "Eu vejo que Marina e Eduardo precisam dialogar politicamente, manter um canal de comunicação, acompanhar o que o outro está fazendo. Não é necessariamente discutindo chapa para eleição. Eles representam o que há mais de novo na política brasileira", resumiu.

O primeiro sinal de disposição para uma futura união foi dado por Eduardo Campos que enviou, no sábado (16), uma mensagem de apoio à formação da "Rede", lida no ato de lançamento pelo próprio Xavier. Ele ressalta a convergência que existe entre os dois líderes sob o argumento de que o governador, além de ter se consagrado como um "gestor público eficiente", honra os compromissos com a agenda da sustentabilidade, abraçada por Marina.

No início do segundo mandato, o socialista criou a secretaria estadual do Meio Ambiente e fez o convite a Sérgio Xavier, um de seus concorrentes na campanha eleitoral. "Tudo que acordamos na aliança com o PSB no Estado está sendo feito", afirmou. Xavier, porém, não se arrisca em comentar quem deveria encabeçar uma eventual chapa presidencial formada por Marina e Eduardo. "Não dá para prever. São duas lideranças fortes. Isso não está sendo discutido", desconversa.

Até a fundação efetiva do novo partido, Sérgio Xavier estará exercendo uma tripla função: membro do PV, articulador da nova legenda e secretário. Ele faz questão de descartar, no entanto, a existência de qualquer conflito entre as tarefas, em especial entre sua permanência na sigla de origem ao mesmo tempo em que trabalha para criar outra. "Não queremos enfraquecer o PV. Queremos fortalecer a luta pela sustentabilidade, renovando o funcionamento dos partidos. Somos a favor de um projeto diferente", sublinhou.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: