segunda-feira, 11 de março de 2013

A resposta do Rio – Fernando Gabeira

Tantas vezes adiado, chegou o golpe inexorável: as perdas do Rio de Janeiro e outros estados produtores nos royalties do petróleo. Os deputados e senadores majoritários viam nesta redistribuição não apenas mais dinheiro, mas também mais votos nas eleições. Era difícil vencê-los, numericamente, e nossos argumentos não os abalavam.

Com esta votação, o Rio de Janeiro passa a viver uma situação singular. O governador Cabral suspendeu todos os pagamentos do governo, exceto o dos funcionários.

Um gesto dramático. Uma vez que a decisão parlamentar era esperada, já deveríamos ter previsto esta eventualidade. Mas o gesto reforça o grau de injustiça dos outros estados da federação que fingem ignorar os enormes encargos sociais e ambientais que a exploração do petróleo impõe ao litoral fluminense.

Ainda nesta semana, ao visitar a Ilha Grande, tomei contato com o crescimento de uma espécie exótica, o coral sol, que está reduzindo os mexilhões, entre outros estragos. O coral sol veio de Fiji e do Equador , agarrado em cascos de navios petroleiros. É um problema para todo o litoral brasileiro, mas ataca o do Rio em primeiro lugar.

Quem visita Macaé e vai à favela Nova Holanda pode perceber a tensão na busca por moradia, a chegada de milhares de pessoas que vêm à procura de trabalho na indústria do petróleo. E elas precisam de escolas, hospitais, segurança.

O aeroporto de Cabo Frio, um dos mais eficazes do país, foi tomado por manifestantes que protestavam contra o corte dos royalties. Seria necessário uma boa reflexão coletiva sobre a nova situação e como enfrentá-la.

O Estado deve ter como objetivo estratégico recuperar os royalties necessários para seguir crescendo e atenuar o impacto da exploração de petróleo. Mas nada impede também que se busquem todas as compensações, antes que seja reparada a injustiça de forma definitiva.

Dito assim, em dois parágrafos, parece simples. Mas alcançar uma unidade mais ampla, por cima das divergências políticas ou culturais, é o fator decisivo para enfrentar a complexidade do novo momento.

É preciso uma energia que não vem do petróleo, uma outra energia.

O Rio de Janeiro é um estado produtor de energia política. Vamos contar com ela. A injustiça cometida pelos outros estados da federação nos dá uma causa em comum, independente de nossas brigas locais. Aproveitar esta chance e reagir de forma inteligente e unitária pode, no mínimo, atenuar as nossas perdas.

Escritor e jornalista, Fernando Gabeira participou da resistência contra o governo militar. Autor de 11 livros, seu mais recente trabalho, um balanço de meio século de vida política, foi ‘Onde Está Tudo Aquilo Agora?’

Fonte: Jornal Metro /RJ

Nenhum comentário: