sexta-feira, 29 de março de 2013

Alberto Goldman: 'Comissão não pode ser só de fachada'

Tucano cobra mais compromisso de colegas do órgão executivo da sigla

Se considera "fato definitivo" a eleição de Aécio Neves para presidir o partido, o vice-presidente do PSDB, Alberto Goldman, defende primárias para a escolha do candidato ao Planalto.

O senhor pretende seguir como vice-presidente do PSDB?

Não houve convite, não houve contato político a respeito disso. Se minha presença for necessária para uma composição política ampla, eu me disponho a participar, mas depende das condições dadas. É importante que haja compromisso dos membros da comissão executiva de que ela vai funcionar, e que não seja só fachada. É necessário um calendário de reuniões periódicas. E é importante que cada membro da comissão executiva tenha o seu papel e a sua função.

Aécio Neves é hoje o melhor nome para presidir o partido?

Ele é, virtualmente, o nome que está definido. Não é preciso fazer mais nenhum tipo de juízo de valor. É um fato definitivo.

E ao Planalto? É o melhor nome?

Não sei te dizer isso, não sei te responder.

O senhor defende a realização de primárias para a escolha do candidato do partido a presidente em 2014?

Sim, é muito importante a realização de primárias, desde que haja, claro, pelo menos dois candidatos. Sempre achei que deve ser feita ou a convenção partidária, conforme estabelece o estatuto, ou a realização das primárias. É importante, no entanto, que se aprovasse uma legislação que tornasse as primárias como uma das possibilidades para o partido definir os candidatos.

José Serra poderia participar de primárias para 2014?

Isso tem de se perguntar para ele.

Como disse Fernando Henrique Cardoso, o PSDB precisa de um banho de povo?

Essa opinião não me parece muito consistente. Tivemos no último processo eleitoral 44% dos votos, disputando com um poder avassalador. A própria presidente Dilma Rousseff já disse que, no momento eleitoral, vale tudo.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: