terça-feira, 19 de março de 2013

Alckmin não acredita que Serra deixe o PSDB

SÃO PAULO - Apontado como mediador da disputa pelo comando nacional do PSDB entre o ex-governador José Serra e o senador mineiro Aécio Neves, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse não acreditar que Serra abandonará o partido, caso não consiga a presidência da legenda, na eleição a ser realizada em maio.

"Tenho ouvido especulações de que ele sairia, mas ele já desmentiu categoricamente", afirmou Alckmin, depois de dar uma palestra na sede regional do partido, por ocasião do congresso estadual da legenda.

Serra tem se movimentado nos bastidores para impedir que Aécio Neves, pré-candidato do PSDB à eleição presidencial em 2014, controle o partido. O objetivo seria uma retaliação por considerar que um dos motivos principais de sua derrota para a presidente Dilma Rousseff, em 2010, foi o pouco empenho de Aécio em Minas Gerais, onde Serra não teve boa votação.

Na disputa pelo poder interno do PSDB, o ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso teria pedido para que Alckmin atuasse como um pacificador, papel que o governador recusa. "Não é tarefa de um. É coletiva", disse.

Fernando Henrique foi quem fez o lançamento da pré-candidatura de Aécio à Presidência e tem reunido ex-integrantes de seu governo para apoiar o ex-governador mineiro.

Alckmin, por sua vez, também nega que tenha ressalvas à eleição de Aécio ao comando nacional do partido, o que poderia deslocar o tradicional quartel-general do PSDB, em São Paulo, para os tucanos mineiros.

"Não tenho nenhuma ressalva. Minha preocupação é com a unidade do partido", disse.

Questionado sobre o que Aécio deveria fazer para conquistar os paulistas, Alckmin despistou. "Aécio, se for candidato, vai conquistar o Brasil. E São Paulo faz parte do Brasil", afirmou.

O senador mineiro, no entanto, já partiu para uma ofensiva. Depois de supostas tentativas fracassadas de falar com Serra, Aécio teria finalmente se encontrado ontem com o ex-governador, numa visita a São Paulo. Alckmin disse que ainda não havia sido informado sobre o resultado da conversa. Na segunda-feira, Aécio dará uma palestra no congresso estadual paulista e tem agendado encontro com a bancada de deputados do partido na Assembleia Legislativa de São Paulo. (CK)

Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário: