sábado, 2 de março de 2013

Governo Dilma cresceu menos que FH e Lula

Nos dois primeiros anos da petista, taxa média foi de 1,8%

Nice de Paula

Com o crescimento de 0,9% da economia em 2012, divulgado ontem pelo IBGE, a expansão anual média do país durante os dois primeiros anos do governo Dilma Rousseff foi de 1,8%. É um resultado mais baixo do que o registrado em períodos semelhantes pelos ex-presidentes Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

De acordo com cálculos do economista Reinaldo Gonçalves, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro, durante o primeiro governo FH, foi registrado um crescimento médio ao ano de 3,3% nos primeiros dois anos. No segundo mandato, a taxa ficou em 2,3%. Quando Lula terminou seus dois primeiros anos no Planalto, a expansão econômica era de 3,4% ao ano, em média. Já na primeira metade do segundo governo, o Produto Interno Bruto cresceu, em média, ainda mais ao ano: 5,6%.

- É impossível que Dilma Rousseff termine este governo com um resultado semelhante à média dos oito anos do governo Lula. Para isso, o país teria que crescer 6% nos próximos dois anos, o que, pelos padrões da economia mundial, tem 100% de probabilidade de não acontecer - diz Gonçalves.

De acordo com os cálculos do economista, durante os dois governos do presidente Lula, o Brasil cresceu em média 4% ao ano. Já durante os oito anos em que foi comandado por Fernando Henrique, a expansão anual ficou em 2,3%.

- Considerando as projeções otimistas do Fundo Monetário Internacional (FMI), que preveem crescimento de 3,5% neste ano e 4% no ano que vem, a média de expansão no governo da presidente Dilma será de 2,8%. Um resultado medíocre - opina o economista.

Segundo Gonçalves, o mau desempenho de Dilma é resultado do legado deixado pelo presidente Lula, "com milhões de pessoas inadimplentes e investimentos travados".

- E há a inoperância do atual governo. Consumo, investimento e gastos públicos limitados. Políticas expansionistas (fiscal, creditícia, monetária) têm pouco impacto neste contexto.

Gonçalves também analisou o desempenho de 30 presidentes com mandatos superiores a um ano e concluiu que a média histórica de crescimento do país é de 4,5% ao ano. A maior taxa média anual, de 11,5%, foi registrada no governo de Emilio Garrastazu Médici (1969-1974), com 11,9%, e a menor, no de Floriano Peixoto (1891-1894), com uma queda de 7,5%.

Se confirmar a expansão média anual de 2,8% durante seus quatro anos de governo, Dilma ficará no 24º lugar no ranking de crescimento econômico. Lula está na 19ª posição, com a média dos dois mandatos, e FH, na 27ª, também nos dois períodos de governo.

O Globo

Nenhum comentário: