domingo, 17 de março de 2013

Marina Silva ataca: 'Não adianta trocar ministros'

Ex-ministra critica "lógica" do governo em evento da Rede

Cristina Tardáguila

A ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, que iniciou ontem no Rio a coleta de assinaturas para formalizar seu novo partido, a Rede Sustentabilidade, criticou a mudança ministerial realizada pela presidente Dilma Rousseff:

- Não adianta trocar os ministros, se a lógica continua a mesma. Para manter a base de governo, os partidos ocupam os espaços públicos como se privados fossem.

Na crítica, Marina foi seguida pelo deputado federal Alfredo Sirkis (PV-RJ), que atua na formação da Rede:

- Alguns ministros insignificantes saíram, e outros ministros insignificantes entraram. O cenário é esse. Infelizmente.

Evitando se assumir como candidata presidencial, Marina afirmou que a Rede "não vai seguir a lógica de juntar o poder pelo poder, algo que, nos últimos tempos, ganhou o nome sofisticado de coalizão ou governabilidade". Disse que o novo partido fará "discussões programáticas com aqueles que têm identidade".

Do evento realizado no Circo Voador, participaram ainda os vereadores do PSOL Heloísa Helena, de Maceió, e Jefferson Moura, do Rio, além do antropólogo Luiz Eduardo Soares.

Em discurso inflamado e interrompido diversas vezes por salvas de palmas, Heloísa disse que a Rede não terá "racistas, homofóbicos, machistas nem vigaristas" e que será um partido feito por "quem quer construir um Brasil soberano".

Perguntada sobre a possibilidade de ser vice numa possível chapa de Marina, Heloísa hesitou, mas disse:

- Sinceramente acho que não acrescento nada à chapa numa disputa nacional. Estou na Rede agora é para estruturar a coleta de assinaturas.

Para ser aceita como partido, a Rede precisa colher 560 mil assinaturas em dois meses. Seus articuladores, que ainda não dizem quantas já foram processadas, esperam 150 mil assinaturas só no Rio.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: