sábado, 2 de março de 2013

Oposição critica queda nos investimentos e inflação

Para parlamentares, gasto público é de má qualidade e afeta competitividade

Cristiane Jungblut

BRASÍLIA - A oposição criticou a atuação da equipe econômica frente à crise do ano passado, que resultou no PIB de 0,9%. Parlamentares de DEM e PSDB criticaram a queda nos investimentos e alertaram para a volta da inflação, lembrando que esse problema fora controlado por Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva.

Potencial candidato à Presidência, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que o país vem perdendo tempo e não tem conseguido retomar o crescimento. Para ele, o resultado do PIB traz "tristes constatações", como a de que o Brasil foi um dos países com menor crescimento em 2012.

"Tivesse o governo do PT tomado melhor pé da situação já no decorrer de 2012, é possível que nossa economia não tivesse tido desempenho tão negativo quanto o crescimento de 0,9% conhecido nesta manhã", disse Aécio, em nota.

- O governo adota uma política econômica com a qual o país não tem conseguido crescer e há a volta da inflação - acrescentou o líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP).

No DEM, os parlamentares destacaram o perigo da volta da inflação. O líder do partido na Câmara, Ronaldo Caiado (GO), disse que o país enfrenta problemas de estagnação econômica e inflação:

- Estamos vivendo uma situação de estagflação por incompetência gerencial. Esse governo só cresce nas despesas de custeio.

O presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), disse que o PIB de 0,9% mostra que a competitividade do Brasil "está jurada de morte":

- Enquanto os países da Europa em crise enfrentam os problemas de frente, no Brasil exercita-se o jogo do faz de conta. Nada do que foi feito produziu resultado porque não se foi ao centro da questão: gasto público de má qualidade, que retira do país a condição de baixar impostos e fazer a infraestrutura que falta para baixar o custo Brasil.

Para o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), o "pífio" crescimento de 2012 comprova que o governo está desnorteado. Aliado do governo e relator do Orçamento, o senador Romero Jucá (PMDB-RR), disse que, além das desonerações, é muito importante reduzir o custo Brasil.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: