sexta-feira, 22 de março de 2013

Palanque armado para Dilma

Débora Duque

Uma estrutura grandiosa começou a ser montada ontem para o evento da próxima segunda-feira (25) em que a presidente Dilma Rousseff (PT) fará a inauguração simbólica da Adutora do Pajeú, obra hídrica que está funcionando desde o pós Carnaval. Um palco está sendo armado no Parque de Exposições e a expectativa do prefeito Luciano Duque (PT) é de que 10 mil pessoas visitem o local para ver e ouvir a presidente, potencial candidata à reeleição em 2014. Associações de moradores e sindicatos de trabalhadores estão sendo mobilizados para arregimentar a claque que aplaudirá a petista, que volta a Pernambuco um ano depois da última visita e com um cenário político repleto de constrangimentos. A maré de sorte da presidente é tanta que até choveu em Serra Talhada ontem. "Uma chuva boa, que deu para deixar a vegetação bem verdinha", comemorou Duque.

O prefeito que tem crescido como liderança política do partido - chegou ao PT há pouco mais de um ano, vindo do PR -, defende a postura da presidente de ignorar as investidas do governador Eduardo Campos (PSB) no cenário nacional, buscando se cacifar para disputar o posto máximo da República em 2014. Para Luciano Duque, Dilma está demonstrando muita tranqüilidade quando escolhe vir a Pernambuco nesse momento. "Repare que ela não demitiu uma só pessoa do PSB da gestão federal. Está sendo muito sabida, agindo tranquilamente. Acredito que o melhor disso virá depois. Tenho convicção de que o governador continuará no nosso campo político e na aliança com o PT", afirmou.

Somente da área rural de Serra Talhada são esperadas cinco mil pessoas. O evento também deve atrair moradores dos municípios vizinhos como Salgueiro, Cabrobó e Floresta. Ainda que elogie a postura da presidente, Luciano Duque evita entrar em rota de coalizão com o governador pernambucano. O prefeito entende como legítima a postura do governador de criticar a gestão Dilma. "O que o governador está fazendo é discutir os problemas do Brasil e isso é válido. Quem não joga, não tem torcida. Mas da mesma forma que o governador tem um projeto para o País, o PT tem um projeto de muitos anos que está dando certo", sentenciou.

A entrega simbólica da adutora está marcada para às 10h30. A comitiva da presidente contará com o reforço do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), que tem atuado como bombeiro na relação da presidente com o governador. O senador petista Humberto Costa, interlocutor constante do ministro, e o deputado federal João Paulo (PT) também estarão presentes.

Almoço com Eduardo ainda indefinido

A passagem da presidente Dilma Roussef (PT) por Pernambuco, na segunda-feira (25), deve ir muito além dos atos públicos e administrativos. Apesar da agenda corrida, a petista recebeu um convite oficial da assessoria do governador Eduardo Campos (PSB) para um almoço em sua residência. O cerimonial do Planalto ainda não confirmou a presença da presidente. O encontro de caráter mais reservado aconteceria durante o intervalo dos eventos em Serra Talhada, Sertão do Pajeú, e em São Lourenço da Mata, Grande Recife.

Do lado presidencial, uma das questões que estão sendo avaliadas é o tempo para conciliar todos os compromissos em território pernambucano num único dia. Seu desembarque acontecerá, pela manhã, no aeroporto do município de Salgueiro, Sertão Central. De lá, a previsão é que ela siga de helicóptero para Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, onde participará, às 10h30, da inauguração da primeira etapa da Adutora do Pajeú. Ao lado do ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), Dilma também deve anunciar novas ações de enfrentamento à seca.

Caso confirme sua ida ao almoço com o governador, ela retorna ao Recife e, em seguida, parte para São Lourenço da Mata, onde inaugura um novo trecho da BR-408, que liga à Cidade Copa. O evento está marcado para as 15h30.

Os detalhes da programação da visita presidencial serão apresentados hoje pela equipe do Palácio do Planalto. A coletiva acontecerá às 16h no hotel Atlante Plaza, em Boa Viagem. A equipe de precursores da Presidência chegou ontem ao Recife para traçar o roteiro que será percorrido por Dilma. Por enquanto, não consta na agenda a participação em atos públicos no Recife. A expectativa é que ela retorne a Brasília na noite de segunda.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: