domingo, 3 de março de 2013

PSDB espera por definição de Eduardo

Caso se confirme o voo nacional do governador Eduardo Campos (PSB), o PSDB de Pernambuco já está ciente de que irá suar para montar um palanque estadual e dar suporte ao candidato do partido à Presidência, Aécio Neves (MG). A exigência surgirá, segundo tucanos, porque Eduardo, como presidenciável, terá uma base de sustentação garantida no Estado, assim como o PT que, dificilmente, deixará a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição, órfã de um esteio local.Internamente, admite-se, no entanto, que o PSDB pernambucano esbarra na falta de um nome de projeção estadual para disputar o governo. A única opção considerada competitiva para o partido seria o lançamento da candidatura de Daniel Coelho (PSDB), que poderia desfrutar do recall eleitoral acumulado na última eleição para a Prefeitura do Recife. O deputado, porém, tem insistido, nos bastidores, que não está disposto a ir para o "sacrifício". Seu projeto para 2014 é concorrer uma vaga como deputado federal e garantir projeção política suficiente para voltar a concorrer à prefeitura em 2016.

Outras figuras com relativo patrimônio eleitoral também não estariam dispostas a comprometer seus respectivos projetos no Legislativo. É o caso, por exemplo, do deputado federal Bruno Araújo, que tentará renovar seu mandato, e da deputada estadual Terezinha Nunes. Ela ficou como suplente na eleição de 2010 e só assumiu a cadeira na Assembleia Legislativa em janeiro deste ano com a eleição do ex-deputado Carlos Santana prefeito de Ipojuca.

Diante da ausência de quadros, a informação é de que o partido estuda lançar um nome "café com leite" para disputar o governo e abrir palanque para Aécio. Nos bastidores, cita-se o próprio Sérgio Guerra (PSDB), que está se despedindo da presidência nacional do partido, ou mesmo do vereador recém-eleito André Régis. Já se Eduardo não for candidato a presidência, o diagnóstico é de que a legenda ficaria "livre" da obrigação de montar uma base de sustentação para o presidenciável tucano e poderia, simplesmente, compor com outras siglas.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: