sábado, 20 de abril de 2013

Amupe lançará nova nota contra Dilma

Aliado do governador Eduardo Campos, presidente da Amupe anuncia novo texto com críticas ao governo federal por causa da redução dos repasses do FPM

Gabriela López

Aliado do governador Eduardo Campos (PSB), o prefeito de Afogados da Ingazeira - no Sertão do Estado - e presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), José Patriota (PSB), prepara um novo manifesto contra a redução do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), repasse do governo federal. Endereçada às autoridades e à sociedade, a nota será divulgada na segunda-feira (22), de acordo com o socialista, levando mais desgaste para gestão da a presidente Dilma Rousseff (PT).

"Não podemos aceitar que os municípios sofram redução de repasses em um momento com tanta seca", reclama Patriota. O prefeito avaliou que a ajuda anunciada pela presidente no mês passado em Serra Talhada - que incluiu liberação de R$ 240 milhões para obras de infraestrutura hídrica - não resolveu o problema das cidades. "Carro-pipa é paliativo. Um gesto que ajudou muito foi o fundo a fundo criado pelo governo do Estado", observou, se referindo ao programa de R$ 228 milhões criado por Eduardo para socorrer as cidades pernambucanas.

Esta será a segunda nota em um mês que a Amupe divulgará com críticas a Dilma. Na primeira, a instituição criticou a prorrogação da redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para automóveis até o fim do ano. A tributação integra parte do valor do FPM, junto com o Imposto de Renda (IR).

Dados divulgados pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) apontam que o FPM creditado ontem nas contas das prefeituras do País referente à segunda parcela deste mês é 48,3% inferior ao estimado pela Receita Federal no último dia 10.

Paralisação

Prefeitos do Nordeste também organizam uma paralisação dos serviços administrativos de 24 horas no dia 13 de maio, em protesto contra a falta de investimentos nas cidades atingidas pela seca. No mesmo dia haverá manifestação nas capitais, cujos detalhes serão acertados em reunião marcada para o dia 30, em Maceió (AL).

A CNM ainda articula para os dias 8, 9, 10 e 11 de julho a XVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. A pauta de reivindicações será formulada durante encontro este mês, na capital federal.

Fonte: Jornal do Commercio (PE)

Nenhum comentário: