quinta-feira, 4 de abril de 2013

Dilma e Lula juntos em Minas

Presidente participa no dia 15 de entrega do título de cidadão honorário do estado ao antecessor. Ambos se reuniram em São Paulo ontem e decidiram isolar o governador Eduardo Campos

Patrícia Aranha

A presidente Dilma Rousseff visita Minas Gerais, pela primeira vez este ano, no dia 15 para uma agenda casada com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Belo Horizonte, quando ele receberá na Assembleia Legislativa o título de cidadão honorário do estado, à tarde. Mais cedo, a presidente vai a Ribeirão das Neves, cidade da região metropolitana administrada pelo PT, onde vistoria um conjunto habitacional do programa Minha casa, minha vida.

A honraria da Assembleia, concedida a pessoas que tenham desenvolvido papel relevante para a vida dos mineiros, será entregue durante a reuniao ordinária no plenário, às 14h. Apresentado pelo PT, o requerimento que a motivou contou com o apoio de parlamentares de vários partidos, inclusive da oposição, como PSDB e DEM. O decreto do governador Antonio Anastasia (PSDB) autorizando a homenagem foi publicado há mais de um ano, em 18 de novembro de 2011, mas segundo o PT e o governo não houve compatibilidade de agendas anteriormente. Desde o início, contudo, o partido recebeu garantias do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, de que Dilma, que nasceu em Belo Horizonte, estaria presente.

A visita a Ribeirão das Neves chegou a ser confirmada para o dia 8, mas foi desmarcada na tarde de ontem para coincidir com a viagem do dia 15. As 1.640 famílias do Conjunto Alterosa, no Bairro Veneza, receberam anteontem as chaves dos apartamentos num evento promovido pela prefeitura e Caixa Econômica Federal.

A última vez que Dilma esteve em Minas foi em 21 de dezembro do ano passado, na inauguração do novo Mineirão, quando ela se encontrou pela primeira vez com o senador Aécio Neves (PSDB), depois de ele ter sido lançado por líderes tucanos como nome do PSDB ao Planalto em 2014.

2014

Dilma esteve com Lula em São Paulo ontem no instituto que leva o nome dele, em agenda não oficial. Ela embarcou para a capital paulista logo depois de empossar o ex-governador baiano César Borges (PR) no Ministério dos Transportes, acomodando um importante aliado na Esplanada. Nos bastidores, a informação é de que Lula demonstrou preocupação com as andanças do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e que ambos teriam decidido isolá-lo a partir de agora. Na última vez que Dilma e o socialista estiveram juntos, a presidente deu um puxão de orelhas público cobrando lealdade ao PSB. Apesar das juras de amor do partido à presidente, Campos tem deixado bem claras suas intenções de concorrer à Presidência da República em 2014.

A visita a Lula foi feita um dia depois de Dilma ter cumprido extensa agenda no Ceará, onde anunciou a liberação de R$ 2 bilhões para medidas contra a seca. Foi a sexta vez, nos últimos dois meses, que a presidente visitou o Nordeste. Foi também um dia depois de o ex-presidente ter passado por uma bateria de exames no Hospital Sírio-Libanês, cujos resultados mostraram que ele não possui células cancerosas. À noite, em evento de uma empresa de telefonia, Lula foi chamado a discursar, mas disse que não poderia falar para poupar a garganta, desgastada com o exame de laringoscopia feito anteontem.

Serra espera

Entre os 88 requerimentos para concessão de título de cidadão honorário de Minas aprovados pela Assembleia e concedidos pelo governo do Estado desde 1992, há dezenas que ainda esperam marcação de agenda. É o caso do ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), cujo título foi concedido pelo então governador Aécio Neves em 18 de setembro de 2008, três anos antes do de Lula, durante o primeiro turno da eleição presidencial. O ministro dos Esportes, Aldo Rebelo (PCdoB), aguarda desde 27 de outubro de 2011 e o senador petista Paulo Paim (RS), desde 21 de outubro de 2011. No mesmo dia em que Anastasia concedeu o título a Lula, foram confirmadas as homenagens ao apresentador Luciano Hulk e ao jogador Ronaldo Fenômeno, que também não receberam ainda.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário: