segunda-feira, 15 de abril de 2013

Dilma e Lula vão a reduto de Aécio e reforçam pré-campanha

Presidente entregará imóveis populares; tucanos criticam agenda

BRASÍLIA - Depois de São Paulo e Fortaleza, a caravana do ex-presidente Lula faz escala hoje, com a presença da presidente Dilma Rousseff, em Belo Horizonte, reduto do pré-candidato do PSDB à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG). Além de reforçar a campanha antecipada à reeleição de Dilma, o evento, cujo tema será Educação, servirá também para fortalecer o pré-candidato petista ao governo de Minas em 2014, o ministro Fernando Pimentel (Desenvolvimento).

Além de participar da comemoração dos dez anos do PT no governo, Dilma irá no dia seguinte ao município de Ribeirão das Neves entregar imóveis do programa Minha Casa Minha Vida, retroescavadeiras e motoniveladoras. Já Lula receberá hoje homenagem na Assembleia Legislativa.

A oposição criticou a visita da presidente Dilma a Belo Horizonte, classificando sua agenda como eleitoral. O presidente do PSDB de Minas, deputado Marcus Pestana, afirmou que a presidente só vai à capital em agenda partidária, e que teria incluído a programação em Ribeirão das Neves de última hora, para tentar disfarçar e ter uma agenda oficial:

- Ela é presidente de todos os brasileiros, mas em Belo Horizonte só aparece com a roupa petista. Gostaríamos que ela viesse como presidente da República para inaugurar a planta de acrílico que foi para a Bahia; a fábrica da Fiat que foi para Pernambuco; o metrô de Belo Horizonte, que nos dez anos de PT não ganhou uma estação; algum hospital - disse o tucano.

Já o presidente do PT mineiro, deputado Reginaldo Lopes, afirma que o PT tem muito o que comemorar nesses dez anos, e que o partido quer reforçar a comparação com os governos de Fernando Henrique Cardoso:

- Os indicadores são extraordinários. Essa é a melhor década da República nos últimos cem anos.

À medida que seus prováveis adversários nas eleições do ano que vem - Eduardo Campos (PSB) e Aécio Neves - colocam o bloco na rua, Dilma reforça sua agenda de viagens, principalmente no Nordeste.

PT investe onde partido foi derrotado

A candidatura à reeleição de Dilma foi lançada por Lula em fevereiro, em São Paulo, no primeiro evento para comemorar os dez anos do PT no governo. Em seguida, a caravana foi a Fortaleza, sem a presença de Dilma, onde o PT investe no racha do PSB. Os irmãos Ferreira Gomes - o governador Cid e o ex-ministro Ciro - defendem a reeleição de Dilma, apesar da pré-candidatura de Eduardo Campos.

O roteiro traçado pelo PT para a caravana do ex-presidente Lula, que prepara os alicerces para a campanha de reeleição da presidente Dilma, privilegiou cidades onde o partido é fraco ou foi derrotado nas eleições municipais do ano passado.

Não é à toa que a peregrinação começou pelo Nordeste, região em que os petistas sempre tiveram mais votos, mas perderam terreno nas últimas eleições - foram derrotados em Fortaleza, Recife e Salvador.

Lula também vai a Porto Alegre, onde os petistas também perderam as eleições municipais. O ex-presidente ainda irá a cidades como Manaus, onde o partido nem teve candidato, e ao Rio, onde a relação entre peemedebistas e petistas está conturbada.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário: